Mikko Hirvonen reage e anima luta pelo título

Por a 23 Outubro 2009 15:32

No final da secção matinal, a diferença era de 8,9s, com Loeb a aparentar alguma vantagem sobre o seu rival da Ford, mas logo no primeiro troço da tarde (SS4) Hirvonen recuperou 4,9s a Loeb, colocando o francês sob pressão. Perdendo 2,4s para Loeb na especial seguinte (SS5), Hirvonen aproveitou a segunda passagem por Myherin (SS6) para fechar a distância em mais 1,1s. Assim, perspectiva-se um duelo muito interessante para o segundo dia do Rali, ainda para mais, esperando-se chuva forte para amanhã.

“Tentei lutar e recuperar da parte da tarde. Os pisos estão muito escorregadios, mas dei o máximo. Tive alguns pequenos sustos mas está tudo bem. Melhorei um pouco a minha pilotagem esta tarde e espero manter isso para amanhã”, disse Mikko Hirvonen, no final do dia.

Apesar da liderança na prova, Loeb voltou a sentir alguns problemas de tracção com o seu Citroën C4 WRC: “Penso que fui mais lento neste troço e não sei porquê. Foi como no primeiro troço desta secção, tive problemas de tracção e escorregava por todo o lado. As condições estão muito difíceis, mas muito interessantes e estamos na frente”, afirmou o francês.

Na luta pelo terceiro posto, Petter Solberg voltou a passar Dani Sordo, com a distância entre ambos a ser de apenas 1,1s. “Está a ser uma grande batalha com o Petter. O Mikko e o Sébastien já estão demasiado longe e o piso está muito escorregadio mas estou satisfeito com o carro e esperamos dar luta amanhã”, afirmou o Sordo. Solberg também se demonstrou muito contente com o seu desempenho da tarde, mas quer mais: “Estou muito contente com a nossa prestação, estamos cada vez mais perto dos da frente e eles estão a lutar pelo título. Espero encurtar ainda mais a distância e tentar lutar pela vitória”, afirmou um sorridente Solberg, tentando minimizar os 41s que o separam do líder.

Henning Solberg ocupa o quinto posto, embora já a mais de dois minutos, tendo logo atrás de si Matthew Wilson e Jari-Matti Latvala, que recuperou os travões da frente para a ronda da tarde, mas continuou com muitas dificuldades na transmissão.

Portugueses com dificuldades

Os pilotos portugueses estão a ter um Rali da Grã-Bretanha um pouco dificil. A estrear o novo Mitsubishi Lancer Evo X, Armindo Araújo explicou que “esta secção correu mais ou menos. Na primeira especial a seguir ao almoço, tivemos problemas de sobreaquecimento e de electrónica com o carro. Desligámos o motor e tentámos solucionar o problema, mas isso não aconteceu e perdemos muita potência”. “Mas isso é o menos importante nesta prova, estou aqui para desenvolver o Mitsubishi Lancer Evo X e para ajudar a Ralliart Itália a evoluir o carro”, acrescentou.

Pior está Bernardo Sousa. O piloto do Abarth Grande Punto S2000 continua a debater-se com bastantes problemas no motor do seu carro, os quais se agravaram na ronda da tarde: “As condições estão muito difíceis, o motor está a falhar bastante e a embraiagem não me permite engrenar a primeira, a marcha-atrás ou colocar o carro em ponto-morto”, começou por dizer o piloto, nitidamente abatido. 

“É a mesma história de todos os outros ralis da temporada. Conseguimos fazer bons tempos no Rali da Austrália e pensávamos que já teríamos resolvido os problemas e os azares, mas afinal não. É a mesma história”, disse. As dificuldades do piloto eram visíveis até para sair do controlo de chegada, com o seu Punto S2000 a não querer pegar durante algum tempo.

1. Sébastien LOEB 1:15:22.1

2. Mikko HIRVONEN +5.3

3. Petter SOLBERG +40.5

4. Dani SORDO +41.6

5. Sébastien OGIER +2:41.3

6. Henning SOLBERG +2:50.1

7. Matthew WILSON +3:23.0

8. Conrad RAUTENBACH +4:54.6

9. Jari-Matti LATVALA +6:50.1

10. Eyvind BRYNILDSEN +7:52.0

11. Aaron BURKART +7:56.1

12. Jarkko NIKARA +8:44.3

13. Patrik SANDELL +8:49.1

14. Martin PROKOP +8:49.4

15. Armindo ARAÚJO +9:20.1

(…)

21. Bernardo SOUSA +10:52.5

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado