Há candidatos para bater a Volkswagen?
O Rali do México vai ser a primeira prova de terra do ano, o terreno dominante do WRC 2013. Apesar de altitude não permitir que se tirem conclusões definitivas relativas à competitividade dos carros deste ano, isso só acontecerá em Portugal, é de crer que a prova mexicana vai ser muito importante para saber o que realmente vale o VW Polo R WRC.
Com Loeb ausente pela primeira vez este ano, os pilotos da Citroën e da Qatar M-Sport (Ford) têm que se chegar à frente no sentido de reduzir o atraso que já levam para Sébastien Ogier, que caso volte a vencer confirma o que muitos suspeitam: Sai um Sébastien, entra outro…
A edição deste ano não será muito diferente no que às características mais comuns desta prova, uma vez que o rali volta a disputar-se com troços em altitudes elevadas, entre os 2400 e os 2700 metros acima do nível do mar, onde os motores dos WRC perdem quase um terço da potência. As equipas têm de mudar os mapas de motor e os pilotos o ‘chip’ de pilotagem.
A luta tem tudo para ser muito aberta, às três equipas principais, e se Sébastien Ogier é favorito, resta saber o que conseguirão fazer Mikko Hirvonen (Citroën) e Mads Ostberg (M-Sport).
Como o próprio já disse, Jari-Matti Latvala precisa de tempo para se adaptar ao Polo, Dani Sordo e especialmente Mikko Hirvonen, têm de se assumir. Na Qatar M-Sport, Mads Ostberg e Evgeny Novikov voltam a ser os ases de serviço, mas é uma incógnita o que conseguirão fazer.
Entre os ‘outsiders’, Thierry Neuville (Fiesta da Qatar WRT) e Chris Atkinson (que regressa ao volante de um DS3 WRC da Abu Dhabi Citroën Total WRT) são os que maior consenso reúnem para se destacarem com um resultado-surpresa.
Mesmo sem grandes perspectivas de lutarem pelas primeiras posições também não deixam de merecer o devido destaque no México o regresso de Ken Block (Fiesta) e a estreia de Benito Guerra, o campeão do PWRC (e o primeiro campeão do mundo mexicano depois de Pedro Rodriguez), num World Rally Car, mais precisamente, num Citroën DS3.
WRC2 também ‘vai a jogo’
Na sua terceira jornada, o WRC2 contará com seis equipas e a chegada de mais uma vinda do Médio-Oriente, Abdulaziz Al-Kuwari, no único Fiesta RRC. Três deles já participaram nos dois primeiros eventos (Protasov, Trivino e Bertelli), mas é de registar a ausência do líder do campeonato, Sepp Wiegang, no habitual Skoda Fabia S2000. Mesmo sem terem S2000, o local Trivino e o peruano Nicolas Fuchs são os principais favoritos à vitória na categoria.
Impasse vive-se no WRC3 onde a ausência de equipas volta a dar mais um rude golpe na competição, para a qual, até agora, apenas o Monte Carlo pontuou.
De alguma maneira compensando essa ausência, estará na estrada o Rally GTO, competição que decorre sobre as regras da Nacam e que passará na maior parte dos troços. Entre os participantes estarão 15 eclécticos carros, incluindo alguns Mitsubishi Lancer DE (de apenas duas rodas motrizes).
Horário
Dia 1
5ª feira, 7 de março
Treinos livres 14h00
Qualificação (6,27 km) 17h23
Partida (León) 00h15
PE 1, Monster Street Stage Guanajuauto (1,05 km) 02h09
PE 2, Parque Bicentenario (2,60 km) 02h47
Reagrupamento 03h47
Dia 2
6ª Feira, 8 de março
PE 3, El Cubilete 1 (21,91 km) 13h23
PE 4, Las Minas 1 (15,31 km) 14h11
PE 5, Los Mexicanos 1 (9,76 km) 14h52
PE 6, El Chocolate 1 (30,57 km) 15h35
PE 7, Street Stage León 1 (1,23 km) 17h38
Assistência (Poliforum) 18h10
PE 8, El Cubilete 2 (21,91 km) 19h33
PE 9, Las Minas 2 (15,31 km) 20h21
PE 10, Los Mexicanos 2 (9,76 km) 21h02
PE 11, El Chocolate 2 (30,57 km) 21h45
PE 12, Super Especial 1 (2,21 km) 00h00
PE 13, Super Especial 2 (2,21 km) 00h05
Assistência 0h45
Dia 3
Sábado, 9 de março
Assistência 14h00
PE 14, Ibarrilla 1 (30,04 km) 14h58
PE 15, Otates 1 (42,17 km) 16h16
PE 16, Street Stage León 2 (1,23 km) 17h59
Assistência 18h46
PE 17, Ibarrilla 2 (30,04 km) 20h04
PE 18, Otates 2 (42,17 km) 21h22
PE 19, Super Special 3 (2,21 km) 23h12
PE 20, Super Special 4 (2,21 km) 23h17
Assistência 23h57
Dia 4
Domingo, 10 de março
Assistência 14h00
PE 21, Guanajuatito (54,85 km) 14h58
PE 22, Derramadero Power Stage (21,14 km) 16h31
PE 23, Super Special 5 (4,42 km) 17h46
Assistência 18h39
Pódio 20h00
Nota: Hora portuguesa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI