As alterações mais significativas das regras da F1 para 2016

Por a 16 Dezembro 2015 14:14

Entre as alterações das regras para o Mundial de F1 de 2016 existem agora restrições mais apertadas quanto à ultrapassagem dos limites das pistas, mas há, por exemplo maior liberdade quanto aos testes de pneus. A FIA publicou os regulamentos desportivos da F1 para 2016, que para além de incluírem as grandes alterações na questão da utilização dos três sets de pneus por corrida, vai permitir à Pirelli testar melhor os pneus de 2017, e por isso podem (não está totalmente definido) existir até doze dias de testes: “Para permitir ao fornecedor de pneus melhorar a sua conceção”.

Por outro lado, os pilotos vão ter que passar a ter bem mais cuidado com os limites das pistas, já que as regras passam a exigir bastante mais “esforço para utilizar somente a pista, mais vezes”, referindo-se também no texto que “um piloto não poderá deixar os limites da pista sem uma razão justificável”

De resto, pilotos que causarem atrasos e obriguem a nova volta de formação de grelha terão que partir do pitlane, e quando uma corrida recomeçar depois da entrada do safety-car, os pilotos poderão passá-lo e reocupar a sua posição original. O Virtual Safety Car passa a ser utilizado também nos treinos livres, e qualificação, bem como, naturalmente, na corrida.

Tal como já se sabia, passa a ser autorizado a utilização por parte de um fabricante de unidades motrizes, duas versões distintas durante a mesma época, uma regra que assenta perfeitamente na Toro Rosso, que como se sabe vai utilizar motores da Ferrari deste ano enquanto a Ferrari terá, logicamente a versão de 2016.

Cada monolugar passará a ter uma nova câmara de alta velocidade, com o intuito desta gravar as sequências dos acidentes com muitos mais frames por segundo, fala-se num crescimento de dez vezes face ao que se passa neste momento, de modo a que a FIA possa ter muito mais informação da dinâmica dos acidentes e dessa forma poder atuar melhor para prevenir as suas consequências. Os pilotos passam também a utilizar acelerómetros fornecidos pela FIA de modo a poder ficar a conhecer-se com exatidão as forças G a que são sujeitos em todos os momentos em que estiverem a pilotar um F1.

Os fins de semana de Grande Prémio passam a ter somente nove horas disponíveis de trabalho, enquanto a paragem de verão passa de 14 para 13 dias, especialmente porque o período entre duas corridas desce de 24 para 17 dias.

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