WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs

Está a ser preparada ao pormenor a passagem de Sébastien Loeb e Cia, Lda pelo troço de Fafe-Lameirinha, nomeadamente os Saltos de Pereira e Pedra Sentada, e também pelo asfalto da zona do Confurco. O primeiro conselho? Vá muito cedo que os acessos podem ser cortados por excesso de público...

Por JLA a Sábado, 28 de janeiro de 2012 12:00

O ACP divulgou informações relativas ao WRC Fafe Rally Sprint, evento que, muito naturalmente, tem gerado uma onda de enorme entusiasmo por parte de todos os adeptos dos desportos motorizados, muito em especial dos que habitam na zona norte, outrora cenário privilegiado do Rally de Portugal, já que será a primeira vez que esta nova geração de WRCs irá percorrer as estradas de Fafe, num evento semi-competitivo.

Realizado no quadro do Vodafone Rally de Portugal 2012, esta exibição dos principais carros e pilotos presentes na quarta prova do Mundial da presente temporada assumirá a forma de um rally sprint, estando sujeito a todas as rigorosas medidas de segurança que incidem na atualidade sobre as provas do campeonato do Mundo da especialidade.

Conscientes de que o WRC Fafe Rally Sprint irá provocar, muito provavelmente, uma enorme afluência de público ao troço da Lameirinha, mas esperando que a evolução no comportamento por parte dos espectadores portugueses, reconhecida ao longo das últimas edições do Vodafone Rally de Portugal pelas equipas participantes e pelas autoridades desportivas, seja também uma realidade nas estradas de Fafe, os organizadores criaram locais específicos para os espectadores poderem seguir, em posição privilegiada e com toda a segurança, a evolução dos pilotos.

Quatro Zonas Espetáculo

Deste modo, serão instaladas 4 Zonas Espetáculo (ZE), escolhidas em função da sua espetacularidade, visibilidade, segurança e, ainda, facilidade de acesso: ZE1 - Monte Marco, ZE2 - Salto da Pereira, ZE 3 - Confurco e ZE 4 - Salto da Pedra Sentada.

Cada uma destas quatro ZE será suficientemente ampla para acolher vários milhares de espectadores e, no caso da ZE1 de Pereira, será mesmo possível observar a passagem dos concorrentes segundo vários ângulos. Refira-se que, no caso de uma ZE "esgotar" a lotação, o respetivo acesso será cortado, pelo que o público será reencaminhado para as outras zonas espetáculo

Público só nas ZE

A exemplo do vodafone Rally de Portugal, a presença de espectadores fora destas zonas espetáculo não será autorizada, sendo igualmente interdita a deslocação pela pista ou pelas respetivas bermas. Do mesmo modo, não será possível mudar de uma ZE para outra, pelo que deverá escolher com antecedência a zona pretendida e fixar-se nela, de forma a contribuir para uma segurança absoluta ao longo do evento. Os acessos recomendados às quatro ZE serão divulgados em breve, o mesmo acontecendo com o programa da prova.

Naturalmente o ACP está preocupado com a afluência do público e por isso a comunicação gira muito à volta da segurança: "O WRC Fafe Rally Sprint foi concebido para ser um espetáculo destinado a entusiasmar o público, na expectativa de que o seu comportamento seja um exemplo de atitude cívica irrepreensível, de forma a não colocar minimamente em risco a completa realização deste evento e de futuras edições. Nunca se esqueça que a segurança de todos começa em si!" lê-se no comunicado do ACP.

 

 

 

 


 

Comentários

Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por wrcf1
2 pontos 20:08 | Sábado, 28 de janeiro de 2012
Pois o normal,mais ao menos o que se passou no rali de Monte Carlo,o público todo bem colocado...quase a tocar nos carros!!! Mas eles sao filhos da mae,e nós somos filhos da...
Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por LAPF
1 ponto 12:27 | Sábado, 28 de janeiro de 2012
ou muito me engano ou vai dar barraco. tanto milhar de pessoas para meia duzia de km é praticamente 1a missao impossivel. o problema vao ser akeles que não vao conseguir ir atempadamente para o troço mas sim no proprio dia. espero que tudo corra bem mas é um grande risco por parte do acp. mais valia fazer uma super tipo a de lisboa mas no porto com o mesmo circuito do wtcc. isso sim fazia sentido.
"os organizadores criaram locais específicos"
por baiteevirate
1 ponto 14:02 | Sábado, 28 de janeiro de 2012
Somos carneiros?...A malta também vê as reportagens dos outros ralis e neles, se vê o publico em todos os lugares...alguns, mesmo sem grande segurança. Quando levamos "tau-tau", logo a seguir somos mais ditadores que os verdadeiros ditadores (caso Passos).
Zonas Espectaculo
por josealvessantos
1 ponto 16:25 | Sábado, 28 de janeiro de 2012
Só falta haver sofás nas zonas espectaculo... para isso façam a coisa num circuito, assim ninguem vê os carros a não ser ao longe... mais vale ficar na zona espectaculo do sofá em casa a ver a eurosport. Os rallies são para se ver em segurança, mas sem amarras...
Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por wrc rules
1 ponto 16:25 | Sábado, 28 de janeiro de 2012
Vamos todos a uma romaria oléééééééé
Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por Toivonen
1 ponto 18:52 | Sábado, 28 de janeiro de 2012
Há gente que não pensa ou continua a correr atrás do utópico. Lembram-se (e bem) de trazer o "Mundial" de ralis a Fafe, o que depois de 11 anos de jejum, de memórias e saudisismo, é naturalmente esperado por MILHARES com grande entusiasmo. Mas a ideia passa por....... pouco mais de 6km do troço da Lameirinha, a um Sábado. Se já não bastava a baixa quilometragem, ainda pretendem, "cercar" esses MILHARES, em 4 locais que "alguem", porque para esses iluminados, só assim conseguirão garantir segurança. O que vai acontecer? Para quem tem "dois dedos de testa", percebe imediatamente que não "cabemos" todos nesses 4 espaços; e muitos vão furar as regras utópicas que alguem sonhou... e ainda será pior, correndo-se o risco da organização e Segurança perder o controlo porque só pensou nas ZE`s, porque o resto da área é proibida. Se eu "mandasse": Fitar e distribuir STWARTS e GNR ao longo dos pouco quilometros de todo o Troço, garantindo (com certeza) que os espectadores não invadiam a pista, cumprindo com a distânica mínima a esta Continuavam a existir (e eram promovidas) as zonas espectaculo, mas nunca seria proibida a dispersão da multidão (sim será esse o termo), ao longo de todo o troço. Espero estar enganado, mas ou a organização repensa o modelo de segurança ou a actual ideia das 4 ZE`s vai dar muito mau resultado. Saudações.
Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por viseuwrc
1 ponto 2:42 | Domingo, 29 de janeiro de 2012
Isto parece a história da segurança alimentar e da ASAE, aqui cumprimos tudo e a comida perdeu o sabor.. em Itália se for preciso matam o porco na traseira do talho e não tem mal nenhum!! O mesmo se aplica as normas de Segurança no WRC.
WRC Fafe
por Zé Berto
1 ponto 12:53 | Domingo, 29 de janeiro de 2012
Esta malta sabe mesmo quebrar a vontade de ver ralis ao vivo, será que foi a TROYCA que os aconcelhou??? Pensam que não vemos televisão que não vemos os ralis nos outros países e vemos como o publico assiste? tenham juizo... Só faltam os foguetes para o inicio porque a barraca já está armada. eu já não sei se vou, parece que já estou a ver aquilo a ser anulado, espero que corra bem...
Segurança
por ajcva
1 ponto 14:35 | Domingo, 29 de janeiro de 2012
Pessoal e preciso ter calma eu sei que aquilo vai ser complicado, um dia de fim de semana caso o São Pedro ajude aquilo vai ser uma romaria a São Rally na Lameira, pelo que apelo ao bom senso de todos os adeptos de rally para que eles proprios nao coloquem em perigo a realização daquilo que pode ser um teste à vinda do raly para o norte de Portugal.
WRC Fafe
por baptistafafe
1 ponto 15:59 | Domingo, 29 de janeiro de 2012
Sempre fui ver rallies, sempre em segurança! Vou ao Algarve (fui) e quando soube da realização deste evento (ainda antes de conhecimento público) disse e volto a dizer que ou seria grande, enorme festa, ou seria o maior barraco de todos os tempos! Depois de ler esta noticia sei claramente o que pensar! 4 ZE's? Estes senhores só podem tar malucos! A melhor descrião que algum dia ouvi do nosso rally foi por parte de um colega de faculdade profundo desconhecedor da realidade daqueles dias e que ao ver um video de rallyes em Fafe exclamou "fod*-s* a pista é "forrada" a pessoas!" Esta descrição é o que se espera nesse dia e, muito embora ainda não sinta uma mobilização massiva de pessoal, eles esperam colocar o pessoal em ZE's? E quando estas estiveram "lotação esgotada" fechar o acesso às mesmas? Só pode ser piada! No dia em que tentarem fazer isso será o dia em que tudo será cancelado! Ainda por cima a um sábado... Cambado de loucos. O forista Toivonen já explicou e muito bem como fazer e essa é a única hipotese pois se eu for para lá no dia antes para o terreno de algum amigo quero ver quem irá impedir que permaneça nesse mesmo lugar! Só mais uma pequena achega. Gostaria de ver um lay-out (porque já deve existir) das ZE´s e dos cortes que vão fazer ao que era habitual em anos passados! Como disse antes, espero estar enganado sobre a forma como este sonho vai acabar...
Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por 21
1 ponto 16:31 | Domingo, 29 de janeiro de 2012
Para mim, adepto de ralis nortenho é triste ler muitos dos comentários que aqui se escrevem e verificar que não se aprendeu nada com os erros do passado... Eu nunca tive oportunidade de ver o rali de Portugal ao vivo no norte, por causa de uma serie de pessoas que não se souberam comportar e que por causa delas, nos foi retirado um rali que tanto trabalho deu ao acp fazer regressar a portugal... voltar a receber o rali em portugal foi suficiente para os adeptos do norte? não, queriam o rali no norte, apesar do passado.. o acp esforça-se para o rali voltar ao norte a uma das mais míticas especiais, está o publico do norte satisfeito? por incrível que pareça, não... fala-se em iremos estar enjaulados e coisas que tais e pouco se fala no bom que é termos aqui o rali, e pouco se fala no esforço que deve ter sido convencer a FIA a autorizar que se realiza-se este evento em fafe.. devíamos em vez de quase estar a apelar a "uma revolta" encarar isto como estando o publico do norte em "liberdade condicional" e se tudo correr bem, quem sabe se num futuro próximo não teremos mais do que apenas um aperitivo a percorrer os montes do norte... e em relação ás medidas de segurança, temos que nos mentalizar que pelo mau comportamento de uns, vão sempre pagar os que se portam bem... sao poucas ZE's, sim, sao poucos KM's, concordo, mas é o que temos e temos todos de colaborar para que tudo corra bem.. saudações motorizadas
Proibições
por fafe82
1 ponto 0:35 | Segunda feira, 30 de janeiro de 2012
Interditar a circulação na via ou o seu atravessamento, envolverá muitos meios,dá trabalho mas é possível. Interditar o espaço contíguo à via, fora das ZE, só pode ter sido imaginado por quem não conhece o local.
atropelado pelo Renault Clio de Pedro Azeredo
por dinis037
1 ponto 11:23 | Terça feira, 31 de janeiro de 2012
Este video inclui o atropelamento de k se têm falado. http://www.youtube.com/watch?v=BDkfeg7fe2U&list=UU8l_NJgSvbXkr2ol2yVAaow&index=3&feature=plcp
Mais uma
por Ricardo Basto
1 ponto 19:09 | Terça feira, 31 de janeiro de 2012
Cito:”.....quarta prova do Mundial da presente temporada assumirá a forma de um rally sprint, estando sujeito a todas as rigorosas medidas de segurança que incidem na actualidade sobre as provas do campeonato do Mundo da especialidade.” Esta é para rir, rigorosas medidas de segurança!? Kakakaka, é so ver as imagens do Rally de Monte Carlo e outros (Argentina, Grécia, França, Italia,...). O sr presidente Carlos Barbosa é realmente um pau mandado. O mundial de rally's nunca abandonou Portugal por falta de segurança mas sim por graves lacunas nos recursos humanos nas organizações. Em detrimento da inteligência da capacidade de trabalho prevalecia o protagonismo facil e respectivos lucros. Mudando de assunto e como pessoa influente no desporto automovel tive acesso a informações muito proximas da organização do evento que garantem a compra de km's de arame farpado, minas e a requisição de um sem numero de chaimites, snipers e cães de forma a garantir, aos aficionados, “rigorosas medidas de segurança”, as já famosas placas de “NO GO AREA” (kakakaka) serão colocadas a 2 km's da especial. Relembro que como proprietario de montes e terrenos de cultivo adjacentes ao palco das emoções, não incluidos em ZE, que os srs presidente do ACP e FPAK e seus fieis cãezinhos (sem ofensa aos cães) não podem entrar e muito menos permanecer em propriedade alheia e jamais impedir a minha permanência ou de quem eu autorizar (é so consultar a respectiva legislação, provavelmente dará algum trabalho e não se ganha nada). Por fim e num programa paralelo ao da organização, vou levar a efeito, nos meus terrenos, a festa do WRC onde verdadeiros aficionados por rally's vão poder disfrutar de um sem numero de actividades (em breve será divulgado o cartaz da festa). Aguardem LONGE DO PERIGO PERTO DA EMOÇÃO.
Re: WRC Fafe Rally Sprint com quatro ZEs
por pistoleiro
1 ponto 14:54 | Quarta feira, 1 de fevereiro de 2012
Esta das ZE´s é reveladora de um total desconhecimento do impacto do evento. Parece uma decisão dos politicos que governam este país que não fazem a minima ideia do que é o país real, aliás como alguns comentários que aqui foram colocados. Estarão convencidos que a multidão caberá nas ZE's? Não e não é, como diria alguém, um concerto da rádio comercial com lotação limitada. Quando estiverem lotadas estica-se prós lados até que as ZE´s se encontrem. Estarão convencidos que todas as pessoas que vão assistir leêm jornais, nomeadamente o Autosport? Se assim fosse o Autosport em vez de passar a mensal passava a diário. Estarão convencidos que todos os potenciais espectadores se deslocarão por estrada? Para isto é que servem os jipes e as motos de todo o terreno. Estarão convencidos que as populações locais se irão enfiar nas ZE's? Só se as ZE's lhes forem bater à porta, porque se assim não for, vão-se limitar a ir para o local que lhes fica mais próximo de casa. Um patrulhamento denso ao longo dos 6 kms será a única forma de evitar as invasões da estrada. Nos anos 70 e 80 essa densidade de patrulhamento era impossivel de ser feita considerando a quantidade de kms a patrulhar e os meios humanos disponiveis. Recordo-me de estar no confurco com mais de 20 mil pessoas e um jipe da GNR com 4 guardas. Com certeza que não faltarão voluntários entre os civis para que esse patrulhamento seja feito. Seguramente milhares de amantes dos ralis estarão disponiveis para colaborar. Eu estou.
FAQ. Como funciona a comunidade no Autosport
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para autosport@autosport.pt, seremos tăo breves quanto possível a responder.

Autosport

Qual a sua especialidade preferida nos desportos motorizados?