WEC, 6H Spa: Hertz Team JOTA alcança primeiro triunfo na classe Hypercar

Por a 11 Maio 2024 21:42

A Hertz Team JOTA assegurou a sua primeira vitória à geral no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), sendo também o primeiro triunfo de uma estrutura privada na era dos Hypercar. 

Will Stevens e Callum Ilott conduziram o Porsche 963 n.º 12 à vitória nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, que ficou marcada pelo grave acidente sofrido por Earl Bamber e Sean Gelael, que destruiu o Cadillac V-Series.R n.º 2 e o BMW M4 GT3 n.º 31 da WRT

A prova esteve muito tempo parada, mas a direção de prova, para entusiasmo dos muitos fãs que estavam presentes em redor do circuito belga de Spa-Francorchamps, decidiu terminar a prova, com uma hora e 44 minutos até ao final das 6 Horas.

Desta forma, a dupla britânica terminou à frente do Porsche 963 n.º 6 da Porsche Penske Motorsport e do Ferrari 499P n.º 50, conduzido por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, que completaram o pódio.

Crucial para a tripulação vencedora foi a paragem de Ilott nas boxes mesmo antes do incidente com bandeira vermelha que envolveu Earl Bamber e Sean Gelael. Assim, quando a corrida voltou à condição de bandeira verde, mais de duas horas depois do acidente, tanto Ilott como Estre, quem pilotava o Porsche 963 n.º6 passaram para a frente do pelotão, enquanto os adversários faziam as suas paragens.

Os mecânicos da JOTA executaram ainda uma última paragem nas boxes rápida, permitindo ao piloto manter o primeiro lugar e passar a última vez pela linha de meta com uma margem de 12,3 segundos.

A Ferrari esteve em destaque até ao acidente, com a possibilidade dos italianos alcançarem um bom resultado, mas as decisões estratégicas e as ultrapassagens em pista baralharam a ordem, com Antonio Fuoco a garantir apenas o pódio, no 499P n.º50, sendo seguido pelo n.º51. 

Julien Andlauer, no Porsche 963 n.º99 da Proton Competition, fez uma forte recuperação após o recomeço da prova para terminar em quinto, passando alguns adversários, incluindo os dois Toyota e o Alpine n.º 35. Kamui Kobayashi, inicialmente sexto, recebeu uma penalização de tempo por contacto com outro carro, relegando-o para sétimo.

O Ferrari n.º 83 da AF Corse e o Alpine n.º 35 completarem os oito primeiros, seguidos pelo Peugeot 9X8 n.º 93, em décimo lugar.

O Porsche 911 R LMGT3 n.º 91 da Manthey EMA, conduzido por Richard Lietz, Yasser Shahin e Morris Schuring, conquistou a vitória da classe LMGT3 de forma dramática na última volta. Apesar de terem arrancado na terceira posição, conseguiram conquistar a vitória nos últimos momentos da corrida.

A garantir o segundo lugar ficou o Porsche 911 R LMGT3 n.º 92 da Manthey PureRaxing, conduzido por Alaiksandr Malykhin, Klaus Bachler e Joel Sturm. Um resultado particularmente impressionante, tendo em conta que a equipa teve de reconstruir este carro após o acidente na qualificação. 

O Lamborghini n.º 60 da Iron Lynx, pilotado por Matteo Cressoni, Franck Perera e Claudio Schiavoni, liderou a corrida até à última volta, mas foi forçado a fazer uma paragem nas boxes para abastecer, relegando-os para o terceiro lugar. Apesar do seu bom desempenho, não conseguiram manter a liderança até ao final.

Numa emocionante batalha por posições, o McLaren n.º 59 da United Autosports, conduzido por Gregoire Saucy, terminou em quarto lugar, perdendo por pouco o pódio. As pilotos da Iron Dames, que inicialmente lideravam a corrida, contentaram-se com o quinto lugar, fechando os cinco primeiros da categoria LMGT3.

Resultados completos, AQUI.

Foto: Philippe NANCHINO

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado