24 Horas de Le Mans, H22: Chuva trouxe alguma confusão

Por a 16 Junho 2024 13:07

A chuva prevista para a fase final das 24 Horas de Le Mans chegou nos últimos minutos da 22.ª hora de corrida, com os principais candidatos à vitória a trocarem os pneus ‘slicks’ pelos de chuva, com alguns desafios para o Ferrari 499P n.º50 e Toyota GR010 Hybrid n.º8, primeiro e segundo, respetivamente.

Os Ferrari 499P n.º 50 e 51 ficaram sob investigação por alegada infração técnica ainda nos primeiros minutos da 22.ª hora de prova, recebendo uma repreensão do Colégio de Comissários Desportivos momentos depois. 

Em pista, Alex Palou cedeu o seu lugar a Alex Lynn no Cadillac V-Series.R n.º2, na mesma altura que os pararam os três primeiros classificados da classe LMP2, passando Nolan Siegel, aos comandos do Oreca n.º22 da United Autosports, para a frente do pelotão. Desta forma, Miguel Molina no Ferrari 499P n.º50 passou novamente, para a frente. 

Também houve mudança de piloto no Porsche 963 n.º6, com Laurens Vanthoor, baixando o carro alemão ao sexto posto da classificação geral. Na frente, Miguel Molina parou na box para o reabestecimento do Ferrari 499P n.º50, mantendo a primeira posição, seguido por Brendon Hartley no Toyota GR010 Hybrid n.º8 a mais de 4.4 segundos de diferença e Alessandro Pier Guidi no Ferrari 499P n.º51 a cerca de 14 segundos. 

Entre os LMGT3, Richard Lietz voltou à frente da classificação com o Porsche 911 GT3 R LMGT3 n.º91 da Manthey EMA, após uma breve passagem do BMW M4 LMGT3 n.º31 da WRT pelo primeiro posto da classe. 

Para os últimos 15 minutos da 22.ª hora de prova, Hartley passou ao ataque aos comandos do Toyota n.º8, encurtando a margem que o separava do líder Miguel Molina, no Ferrari n.º50, pressionando o primeiro classificado.

Um momento importante aconteceu a nove minutos do final da hora, quando começou a chover com alguma intensidade e o Cadillac V-Series.R n.º2 parou, montando pneus de chuva para Alex Lynn enfrentar as próximas voltas, com a Hertz Team JOTA com um comportamento semelhante pouco depois com o Porsche 963 n.º12 conduzido por Callum Illott.

No entanto, os carros que seguiam na frente da classificação, o Ferrari 499P n.º50 e o Toyota 963 n.º8 também pararam, mas com problemas para ambos. Os mecânicos da Toyota sentiram algumas dificuldades para retirar o pneu dianteiro direito, mas Nicklas Nielsen, que assumiu o comando do carro italiano, saiu antes do tempo da box e poderá ser penalizado por ‘unsafe release’, uma vez que um LMP2 vinha na via rápida do pitlane.

Após as paragens, que a Porsche Penske Motorsport adiou uma volta comparativamente aos Ferrari e Toyota, Alessandro Pier Guidi no Ferrari n.º51 ultrapassou Brendo Hartley no Toyota n.º8. O piloto neozelandês respondeu à manobra pouco depois, mas um toque de Pier Guidi no carro nipónico resultou no pião do n.º8.

Tempos Online, AQUI.

Foto: António Borga

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