IMSA, Watkins Glen: Após recuperação notável, Filipe Albuquerque foi forçado a abandonar

Por a 24 Junho 2024 11:16

Felipe Nasr e Dane Cameron alcançaram a segunda vitória da temporada do WeatherTech SportsCar Championship do IMSA para a Porsche Penske Motorsport nas 6 Horas de Watkins Glen, corrida afetada pela chuva e pela desistência forçada de Filipe Albuquerque no Acura ARX-06 n.º10 da Wayne Taylor Racing with Andretti e de João Barbosa no Ligier LMP2 da Sean Creech Motorsport.

O momento decisivo para a vitória da dupla de pilotos da Porsche Penske Motorsport aconteceu no último reinício, a 16 minutos do fim, quando Nasr executou uma manobra ousada sobre Louis Deletraz no Acura ARX-06 n.º40, passando-o por dentro da curva 1 para garantir a liderança. O Porsche 963 nº 7 da Penske manteve esta vantagem, terminando com 0,749 segundos de margem sobre o Cadillac V-Series.R nº 01 da Chip Ganassi Racing, conduzido por Renger van der Zande e Sébastien Bourdais. 

A corrida foi fortemente afetada por uma bandeira vermelha de 42 minutos devido à chuva intensa, o que levou a condições de pista caóticas. Apesar disso, o Porsche nº 7 da Penske conseguiu manter-se competitivo e capitalizar no último reinício. 

Mathieu Jaminet e Nick Tandy, no Penske Porsche n.º 6, garantiram o terceiro lugar do pódio. Enquanto isso, Deletraz, que inicialmente perdeu a liderança, caiu para o quarto lugar, lutando para que os seus pneus Michelin atingissem a temperatura ideal durante o reinício.

O Acura n.º 10, partilhado pelo piloto luso e Ricky Taylor, teve um final de corrida prematuro quando o piloto norte-americano perdeu a roda traseira direita sob bandeira amarela a menos de 30 minutos do fim. Este incidente atrasou o recomeço e acabou por levar ao abandono do protótipo.

O piloto português havia feito uma recuperação notável de último até ao primeiro lugar. Mas infelizmente, a dupla luso-americana foi forçada ao abandono.

No final, Filipe Albuquerque não escondia a frustração por mais um resultado inglório depois de todo o esforço anterior. “Foi uma corrida de altos e baixos. Sempre a recuperar. Levámos uma penalização e caímos para último. Consegui no meu ‘stint’ recuperar de último para primeiro após ter decidido usar pneus ‘slicks’. No entanto, na passagem para o primeiro posto, fui tocado duas vezes pelo meu adversário na reta da meta. Toques, a meu ver, desnecessários. Apesar de ter sentido algo estranho no carro, acabámos por não nos aperceber de nada de especial. No entanto, quando o Ricky se preparava para o ‘stint’ final após a paragem da corrida devido à chuva, a roda do Acura saltou, pois, a rosca onde aperta a roda partiu. Tenho a certeza que se deveu ao toque que protagonizei inicialmente”, explicou o piloto português.

Assim, o abandono acabou por ser o desfeito pouco esperado. “Numa corrida tão complicada, disputada a seco e a molhado, estava muito contente com a nossa prestação e com as nossas decisões. E vimos todo o trabalho deitado por terra a poucos minutos do final. É muito desanimador”, concluiu o piloto português.

Também João Barbosa teve de desistir da corrida em Watkins Glen, após acidente sofrido na curva 1. O piloto luso, aos comandos do Ligier n.º33 da Sean Creech Motorsport, perdeu o controlo da traseira do protótipo ao passar pelo corretor da curva 1 do traçado norte-americano, embatendo nas proteções do lado contrátio da pista, com danos extensos na parte da frente que obrigaram à sua desistência.

A próxima jornada do IMSA acontece a 13 e 14 de julho no Canadá.

Resultados completos, AQUI.

Foto: LAT Images/Richard Dole

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado