Fórmula E: terceira vitória consecutiva de António Félix da Costa

Por a 1 Julho 2024 00:06

António Félix da Costa, piloto do TAG Heuer Porsche fez a dobradinha em Portland, enquanto o líder do campeonato Nick Cassidy não conseguiu marcar pontos pela segunda corrida consecutiva.

António Félix da Costa (Porsche) assegurou a segunda vitória consecutiva em em Portland e a terceira consecutiva, depois de ter gerido a corrida na perfeição no meio de um confronto rápido e frenético. Foi uma grande corrida para o campeonato, uma vez que o líder da classificação de pilotos, Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), não conseguiu marcar quaisquer pontos em ambos os eventos nos EUA, enquanto Mitch Evans e Pascal Wehrlein estão agora empatados em pontos a caminho da final de Londres.

Robin Frijns alcançou dois pódios consecutivos, uma boa forma de assinalar a sua 100ª corrida de Fórmula E, e o holandês foi acompanhado por Mitch Evans no pódio. Houve vários momentos importantes para os pilotos, incluindo Pascal Wehrlein (Porsche), que perdeu a asa dianteira de forma dramática na fase inicial da corrida. Continuou para terminar em quarto lugar e manter vivas as suas esperanças no campeonato.

Para a NEOM McLaren e a Mahindra Racing, foi uma corrida para esquecer, uma vez que ambos os pilotos de outras equipas foram forçados a abandonar devido a erros, furos e contactos em pista.

O polaco Jean-Eric Vergne conquistou pontos em quinto, com Nico Mueller, da ABT CUPRA, a conseguir bons pontos para a equipa ao terminar em sexto. Norman Nato conseguiu o sétimo lugar para a Andretti, com Maximilian Guenther da Maserati MSG Racing em oitavo, Sebastien Buemi da Envision em nono apesar de uma penalização e Jake Dennis a fechar o top 10.

O líder da classificação em apuros

O fim de semana de pesadelo de Cassidy em Portland não melhorou na segunda corrida de domingo.

O piloto da Jaguar TCS Racing liderou a classificação a caminho dos Estados Unidos e pretende manter-se nessa posição, mas um erro não forçado, que o viu sair da liderança na penúltima volta da 13ª ronda e um contacto na 14ª ronda, deixaram-no sem pontos.

Isso permitiu a Evans ficar a 12 pontos do seu colega de equipa, empatado com Wehrlein na tabela de pilotos. Da Costa está a apenas 33 pontos de distância, com 58 ainda por disputar no final da jornada dupla em Londres.

O fim de semana da Jaguar TCS Racing abriu as portas à TAG Heuer Porsche, que está agora a apenas 33 pontos da liderança das Equipas. A Porsche lidera a Jaguar por 407 a 388 pontos no Troféu dos Fabricantes.

Como as coisas podem mudar rapidamente na Fórmula E.

As rodadas 15 e 16 seguem em 20 e 21 de julho no centro ExCeL de Londres, no histórico distrito de Docklands.

Como aconteceu…

Da Costa começou bem, superando o pole position Jean-Eric Vergne para liderar na primeira curva. Atrás dele, dois candidatos ao título, Mitch Evans e Pascal Wehrlein, aproximaram-se na primeira volta, lutando ambos por todos os pontos disponíveis para ajudar nas suas hipóteses. Sam Bird subiu para terceiro, com o seu colega de equipa da NEOM McLaren, Jake Hughes, em quinto. A partir daí, Hughes foi a fundo e colocou-se na frente do pelotão na segunda volta, pronto para a redenção depois do seu final desastroso na 13ª ronda.

Durante todo este processo, Nick Cassidy caiu para 14º, talvez jogando um jogo semelhante ao de ontem para uma aula de economia de energia.

Nyck De Vries, da Mahindra Racing, parecia promissor na frente e deu por si a lutar pelo segundo lugar, em busca do primeiro pódio do ano para a equipa. Outro homem que subiu na grelha foi Sebastien Buemi, que partiu do 17º lugar e chegou a liderar a corrida, até ser penalizado por uma infração técnica.

Wehrlein viveu um drama na volta 6, quando sofreu graves danos na asa dianteira ao entrar em contacto com Edoardo Mortara, o que o fez cair para 13º. Parecia inevitável que ele tivesse de ir para a box, uma vez que tinha tantos danos e estava a ‘coxear’, mas conseguiu desalojar-se na descida para a Curva 10. No entanto, esta asa dianteira atingiu Bird no seu McLaren, o que arruinou completamente a sua corrida e fez com que fosse projetado para a relva.

Na Volta 8, o então líder Hughes entrou demasiado fundo na Curva 1, enquanto tentava filtrar o seu caminho de volta ao pelotão. O seu engenheiro estava no rádio a dar instruções ao britânico para se manter atento às velocidades dos vértices – o seu consumo de energia era obviamente preocupante nas fases iniciais. A dramática 14ª ronda da NEOM McLaren não melhorou, com Hughes a ser o próximo a perder a asa dianteira num emaranhado com o Nissan de Fenestraz na volta 12.

A recuperação de Wehrlein continuou a bom ritmo e, à 13ª volta, já era quinto, com o líder da classificação, Cassidy, a perder terreno. A partir daí, a corrida de Cassidy sofreu uma verdadeira reviravolta, com o neozelandês a ser apanhado em contacto quando o pelotão passava pela Curva 1, com um quarteto formado pelo atual campeão Dennis, Nyck de Vries, o estreante da Nissan Caio Collet e o próprio Cassidy a serem forçados a entrar nas boxes para reparações.

O ritmo foi muito mais quente do que na corrida de sábado e a ação em pista também foi mais frenética. O contacto entre da Costa e Mortara fez com que este último saísse de pior e fosse parar à relva da Curva 11 com um furo, enquanto o Porsche continuava com a asa dianteira em falta. Isso não impediu que da Costa assumisse a P1 com o seu colega de equipa a reboque na 17ª volta – os Porsche estavam agora bem posicionados para trabalharem em conjunto e manterem a importante posição na pista a oito voltas do fim, ao mesmo tempo que pareciam estar a par em termos de consumo de energia dos que os rodeavam.

Um alívio para Cassidy sob a forma de um Safety Car surgiu na 19ª volta, quando o Diretor de Corrida Scot Elkins decidiu tirar algum tempo para limpar os detritos do circuito, à medida que o confronto se aproximava do seu clímax. O piloto da Jaguar TCS Racing tinha cerca de cinco por cento de energia utilizável em relação aos líderes, mas tinha de fazer tudo para recuperar terreno do 17º lugar.

Robin Frijns liderou o pelotão após a entrada do Safety Car, mas Da Costa tinha dois por cento a mais e logo o ultrapassou e assumiu a liderança. Evans fez o seu último ATTACK MODE e estava a tentar voltar para a frente. A sua asa dianteira estava a abanar por todo o lado, e com preocupações sobre a pressão dos pneus, isso não o impediu de passar Wehrlein para quarto. Seguiu-se Robin Frijns, que conseguiu passar para segundo e depois todas as atenções se viraram para o líder da Costa.

Frijns tinha mais energia e ultrapassou Evans, pronto para subir ao pódio na sua 100ª corrida. Na fase final, Frijns tentou ultrapassar o seu antigo colega de equipa, mas não estava à altura de da Costa, que estava a outro nível. Ao descerem a reta final em ‘slipstream’, foi Félix da Costa que conseguiu alcançar três vitórias consecutivas!

Frijns foi forçado a contentar-se com o segundo lugar, com Evans a conquistar o terceiro lugar. Wehrlein conseguiu manter-se em quarto, apesar da falta da asa dianteira durante a maior parte da corrida, com Vergne em quinto na corrida em casa da sua equipa.

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