Fórmula E: Félix da Costa faz história com dupla vitória em Portland

Por a 1 Julho 2024 10:30

António Félix da Costa venceu brilhantemente as duas corridas deste fim de semana, do Mundial de Fórmula E, que tiveram lugar em Portland (Estados Unidos). Uma demonstração do enorme talento do piloto português, que somou a 4ª vitória da temporada, todas elas alcançadas nas cinco últimas corridas.

 Foi de facto um fim-de-semana memorável para as cores Nacionais, com duas vitórias alcançadas de forma magistral. No sábado Félix da Costa largou da 4ª posição e esteve sempre nos três primeiros, em batalha cerrada com os carros da Jaguar, mas viria a vencer de forma inteligente.

Já ontem (domingo), o piloto luso saiu da 2ª posição e voltou a vencer dominantemente, amealhando 50 pontos no total do fim-de-semana, que o colocam agora na 4ª posição do campeonato, numa altura que faltam disputar as duas corridas finais da temporada, que terão lugar em Londres (20 e 21 de Julho). Uma reta final de época incrível de Félix da Costa, que mostrou ao mundo do automobilismo a raça de que é feito, saindo de um início de ano complicado, para se tornar no piloto a bater do Mundial de Fórmula E.

No final da corrida de ontem, Félix da Costa mostrava-se contente e orgulhoso com o feito inédito alcançado este fim de semana: “foi um fim de semana de sonho. Vencer uma corrida neste competitivo campeonato já é um grande feito, mas vencer duas no mesmo fim de semana mostra bem a nossa força. Estou muito contente e sobretudo orgulhoso do trabalho que fizemos e por nunca ter baixado os braços. Esta época é uma grande lição para mim, sobretudo na parte emocional, de resiliência, acreditar e trabalhar sempre ao máximo. Ambas as corridas não foram fáceis com batalhas bem acesas, mas nas voltas finais, na altura de atacar, conseguimos estar fortes, com uma boa gestão de energia e vencer. Agora é ir para Londres com o mesmo foco e mentalidade, ataque máximo e depois logo veremos onde terminamos o campeonato, pois a verdade é que estamos a 33 pontos do líder, portanto matematicamente é possível sonhar…”

Ainda sobre o fim-de-semana, como já referido AFC venceu a corrida de sábado, na frente de Robin Frijns (Envision), com Jean Eric Vergne (DS Penske) a fechr ro pódio. No domingo os dois primeiros mantiveram-se, com nova vitória de António Félix da Costa, seguido de Frijns, com Mitch Evans (Jaguar) no 3º lugar do pódio. Nas contas do campeonato, Nick Cassidy segue na liderança, com 167 pontos, seguido de Mitch Evans, com 155 e Pascal Wehrlein também com os mesmos 155. Félix da Costa saltou agora para o 4º lugar, com 134, ou seja menos 33 que o líder, isto numa altura que faltam disputar duas corridas para fechar a temporada, estando com possibilidades matemáticas de se sagrar campeão. Uma pequena nota para os 25 pontos perdidos por Félix da Costa na vitória de Misano, onde acabou por ser desclassificado de forma bastante duvidosa, devido a uma homologação da mola do acelerador, situação que foi devidamente comprovada que não teve qualquer ganho de performance. Com esses 25 pontos a história da luta do título seria bem diferente…

Classificação Mundial de Fórmula E:

Nick Cassidy – 167 pontos

Pascal Wehrlein – 155 pontos

Mitch Evans – 155 pontos

António Félix da Costa – 134 pontos

Oliver Rowland – 131 pontos

Jean Eric Vergne – 129 pontos

Jake Dennis – 122 pontos

Max Gunther – 73 pontos

Robin Frijns – 60 pontos

Stoffel Vandoorne – 55 pontos

24 pilotos classificados…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
4 dias atrás

Fim de semana (quase) perfeito. faltou a pole. E que falta fazem aqueles 25 pontos que a mola roubou. Mesmo assim ainda está na luta pelo título, embora seja preciso uma hecatombe para o conseguir. Mas se olharmos para os tiros nos pés que os dois principais candidatos deram este fim de semana, tudo é possível. O que era uma luta a dois, tornou-se numa luta a quatro, mas até Dennis tem uma hipótese remota.

Cágado1
4 dias atrás

De mestre! Sem o raio da mola acho que tínhamos campeão.
Agora esta Formula E tornou-se mesmo uma chatice de ver: tudo ao molhoe, sem ninguém querer ir para a frente, nos primeiros 3/4 da corrida, com pedaços de carbono a voarem em todas as direcções, tal a proximidade dos carros, para tudo se decidir no último 1/4 de prova, a fundo. Se eu gostasse disso, via ciclismo. A única coisa que me faz continuar a ver as corridas é termos um português a ganhar.

Scirocco
Scirocco
2 dias atrás

Esperemos que a Porsche perceba o piloto que ali têm. Pascal não me parece ter estofo para ser campeão. Pena sobretudo a fase inicial onde AFC teve tantas dificuldades.
Não fôra a participação do AFC teria grandes dificuldades em ver estas provas. O som (ou ausência dele), os circuitos de cariz citadino, e as regras algo obtusas são efectivamente caracteristicas negativas. Talvez as novas gerações se habituem a elas…

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado