Fórmula E: António Félix da Costa vence em Portland

Por a 30 Junho 2024 08:00

António Félix da Costa demonstrou uma compostura e perícia notáveis para garantir a vitória no frenético E-Prix de Portland, a 13.ª ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula E. 

Um erro tardio e não forçado do atual líder da classificação, Nick Cassidy, fez com que o piloto da Jaguar TCS Racing saísse da liderança na penúltima volta, alterando drasticamente o resultado da corrida. Inicialmente, Cassidy e a Jaguar pareciam estar preparados para uma vitória decisiva no Portland International Raceway. O neozelandês assumiu a liderança na 23.ª volta, a quatro voltas do final, e parecia estar pronto para a vitória. 

O seu colega de equipa, Mitch Evans, apesar de uma penalização de cinco segundos por uma colisão inicial, desempenhou o papel de apoio perfeito. Evans ultrapassou Félix da Costa, adversário mais próximo de Cassidy, para garantir o que parecia ser uma vitória segura para a Jaguar.

Cassidy manteve o controlo, com meio segundo de vantagem sobre Evans e da Costa. No entanto, mais uma vez, a corrida foi mais uma prova de que nada na Fórmula E é certo até que a bandeira axedrazada seja agitada. Num momento fora do normal, Cassidy avaliou mal a curva 11, passando pelo corretor, o que fez com que o seu I-TYPE 6 saísse do asfalto e fosse parar à relva, caindo para o 19.º lugar.

Este erro deu a vitória a Félix da Costa, que agora conta com três vitórias nas últimas quatro corridas e triunfos consecutivos. A corrida, a mais rápida da história da Fórmula E, com uma velocidade média de 152,041 km/h, consolida a posição de da Costa como o homem a ser batido atualmente. O seu desempenho estelar destaca uma reviravolta dramática de um início de época difícil.

Jean-Éric Vergne, da DS PENSKE, terminou em terceiro, seguido de Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, em quarto, o melhor resultado da época tanto para a equipa como para o piloto. Nico Müller (ABT CUPRA) impressionou com um quinto lugar depois de uma longa batalha na frente, à frente do atual Campeão do Mundo Jake Dennis, que terminou em sexto lugar em casa para a Andretti Formula E. 

Sam Bird fez uma recuperação notável do 19.º lugar para terminar em sétimo, enquanto Evans, após cumprir a sua penalização, cruzou a linha em oitavo. Stoffel Vandoorne, da DS PENSKE, e Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, completaram os dez primeiros. O erro tardio de Cassidy permitiu que Wehrlein reduzisse a liderança de Cassidy na classificação para 24 pontos, com Evans a seguir por mais três pontos no terceiro lugar.

No Campeonato de Construtores, a TAG Heuer Porsche reduziu a diferença, seguindo a Jaguar TCS Racing por 55 pontos, com uma classificação atual de 370 pontos contra 354.

Foto: Sam Bagnall

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
2 dias atrás

Grande AFC. A fase má já lá vai espero. Piloto de alto nível.

Pity
Pity
2 dias atrás

Foi uma pena aquele início de temporada e a desclassificação porque o AFC está a mostrar a sua superioridade face a Wehrlein. Este, mesmo com a promessa de ser ajudado, não se ajuda a ele próprio, algo que já aconteceu o ano passado.
Grande erro do Cassidy, o que não é normal.
Não será fácil, já que não há duas corridas iguais, mas adoraria assistir a mais uma vitória do nosso piloto, mas sendo ele o primeiro a cortar a meta.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado