24h de Spa: Centenário festejado com primeira vitória da Aston Martin na prova

Por a 1 Julho 2024 09:37

A Comtoyou Racing alcançou uma vitória histórica nas 24 Horas de Spa, vencendo com um Aston Martin Vantage AMR GT3. Este triunfo é significativo, uma vez que marca a primeira vitória da Aston Martin nesta grande corrida de GT desde 1948 e ocorre durante a estreia do carro no evento. A equipa da Comtoyou só começou a colaborar com a Aston Martin no início do ano, o que aumenta a importância do feito.

Foram quase 100 mil pessoas a marcar presença no centenário das 24h de Spa, uma das provas referência do panorama mundial dos GTs. A rica história da competição, que já atravessou 100 anos, recebeu mais um capítulo, com a Aston Martin a destacar-se, numa dura prova, em que as condições meteorológicas também voltaram a ter influência.

No evento centenário das CrowdStrike 24 Horas de Spa, a Comtoyou Racing, em representação da Bélgica, alcançou uma vitória notável com o seu Aston Martin Vantage AMR GT3. Partindo do 14º lugar, os pilotos Nicki Thiim, Marco Sørensen e Mattia Drudi navegaram habilmente em condições difíceis, incluindo chuva intensa durante a noite.

A meio da manhã, os principais concorrentes eram o BMW #998 da ROWE Racing (Augusto Farfus, Dan Harper, Max Hesse) , o Aston Martin #7 e o Ferrari #51 da AF Corse (Alessio Rovera, Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi). Um momento crucial ocorreu quando o Ferrari, conduzido por Alessandro Pier Guidi, ultrapassou o BMW e o Aston Martin após uma sequência de paragens nas boxes. O Ferrari construiu uma vantagem de 10 segundos, mas enfrentou um contratempo significativo durante a sua última paragem nas boxes devido ao bloqueio da entrada nas boxes por um Lamborghini.

Este atraso permitiu que o Aston Martin assumisse a liderança durante a sua última paragem. Drudi manteve uma vantagem de 25 segundos e assegurou a vitória. O BMW, inicialmente destinado ao segundo lugar, incorreu numa penalização e caiu para sexto, enquanto o Ferrari recuperou para terminar como segundo classificado. Apesar do contratempo, o desempenho do Ferrari foi digno de nota, mas o centenário será recordado pela vitória histórica da Aston Martin.

O BMW #32 da Team WRT a terminar em terceiro, depois de uma penalização ter relegado o Aston Martin #34 da Walkenhorst Motorsport para quarto. O Lamborghini #163 da Grasser Racing, que fez a pole, terminou em quinto, dando à Lamborghini a sua melhor classificação de sempre no evento e a Marco Mapelli o prémio CrowdStrike Fastest Lap.

Nas categorias , o #777 AlManar Racing by GetSpeed venceu a Gold Cup, terminando em sétimo na geral. A Bronze Cupe foi conquistada pelo Audi #66 da Tresor Attempto Racing, que assegurou um lugar no top 10 da geral. O Mercedes-AMG #3 da GetSpeed venceu a Silver Cup, com um desempenho notável, apesar da pressão dos últimos tempos. A Mercedes-AMG celebrou um hat-trick de vitórias na classe, incluindo uma vitória Pro-Am do #4 da CrowdStrike Racing by Riley.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
2 dias atrás

um contratempo significativo”
O Ferrari tinha a corrida na mão, quando na entrada para última paragem nas boxes, está lá parado o Lamborghini #163 (sem combustível?). O Ferrari teve de ficar parado 50s à espera que o Lamborghini fosse rebocado. Caiu para 4º ou 5º e conseguiu recuperar até 2º.
De referir que o Lamborghini #163 tinha repetido a “gracinha” na paragem anterior nas boxes, tendo sido também rebocado.

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado