Lando Norris e Max Verstappen: o primeiro teste duma grande amizade

Por a 30 Junho 2024 18:08

Era inevitável que mais cedo ou mais tarde algo semelhante sucedesse. A amizade de Lando Norris e Max Verstappen foi posta à prova entre dois amigos de longa data. Estamos convencidos que vão ultrapassar isto facilmente, mas tudo será mais fácil se não houver mais ‘encontros imediatos do 3º grau’ como o de hoje no Red Bull Ring. E tal como as coisas estão, é muito difícil que as coisas fiquem por aqui…

Lando Norris e Max Verstappen, amigos de longa data, tiveram o seu primeiro grande desaguisado no Red Bull Ring em Spielberg, palco do GP da Áustria. Colidiram quando lutavam pela liderança do Grande Prémio da Áustria, os Comissários penalizam o piloto da Red Bull e Lando Norris diz que quer ouvir Verstappen antes de dizer mais…

Depois de a Red Bull ter sofrido uma rara paragem nas boxes lenta quando Verstappen fez a sua última visita planeada às boxes na volta 52 de 71, a vantagem do holandês sobre Norris foi reduzida para menos de dois segundos, permitindo que o McLaren continuasse a aproximar-se durante as voltas seguintes.

Norris fez várias tentativas de ultrapassagem antes de as tensões aumentarem na Volta 64, quando os dois entraram em contacto na Curva 3, resultando em furos e tendo ambos de regressar às boxes. Enquanto Norris sofreu demasiados danos para continuar, Verstappen regressou à corrida, mas recebeu uma penalização de 10 segundos por ter, segundos os Comissários Desportivo, causado o incidente.

Apesar disso, ele capaz de assegurar o quinto posto, na frente de Nico Hulkenberg.

Refletindo sobre uma corrida em que tinha mostrado um ritmo impressionante antes do contacto com Verstappen, Norris não conseguiu esconder o seu desapontamento, como explicou: “Achei que foi uma boa corrida até então. Claramente um pouco atrás em termos de ritmo geral em comparação com o Max, no primeiro e no segundo stint ele estava sempre a afastar-se um pouco. Mas eles parecem ter cometido muito mais erros do que nós. Fizeram uma paragem nas boxes errada, o que é raro da parte deles, mas é evidente que houve um pouco de pressão da parte deles e começaram a falhar um pouco.

Mas senti que fiz uma boa corrida. Mantive-me na luta o tempo todo.

“Era fácil cometer erros, mas era difícil conduzir devido às condições de vento e coisas do género. Sinto-me desiludido. O carro ficou completamente destruído, por isso… Sim, é uma pena. Não sei.

“Queremos continuar a conduzir e, se tivesse regressado às boxes de uma forma melhor, provavelmente poderia ter saído e conseguido alguns pontos, mas o carro estava demasiado estragado. Não sei o que hei-de dizer. Fiz tudo o que podia, travei uma batalha justa, respeitosa e no limite, mas não foi isso que recebi em troca.”

Norris e Verstappen são conhecidos por terem um bom relacionamento fora da pista, mas, quando questionado se o incidente é algo sobre o qual os dois conversariam, Norris colocou a culpa firmemente na porta do seu rival: “Não me cabe a mim dizer, cabe-lhe a ele dizer alguma coisa”, respondeu. “Eu não fiz nada de errado – ele é que esteve errado, por isso é ele que deve dizer alguma coisa, não eu.”

Max Verstappen, por sua vez, também deu a sua opinião sobre o que aconteceu e afirmou que precisaria rever a colisão novamente: “É claro que é lamentável, coisas que você não quer que aconteçam – é simples assim”, comentou o campeão mundial. “Claro que vou rever o que aconteceu, porque neste momento é fácil dizer coisas.

“Acho que é melhor olhar para trás e ver as imagens do que correu exatamente mal, porque foi um pouco, diria eu, um ângulo estranho em que tocámos, algo que foi muito estranho. Também foi muito mau para nós os dois termos tido um furo. Mas também fizemos tantas coisas erradas ao longo da corrida que nos colocámos numa posição destas, por isso também há coisas que temos de melhorar.”

Do ponto de vista de Verstappen, o incidente é algo que ele acredita que será discutido entre ele e Norris, mas ele admitiu que agora não é o momento para isso acontecer. “É claro que vamos falar sobre isso”, acrescentou. “Neste momento, penso que não é o momento certo, é melhor deixar as coisas acalmarem, penso que é o ideal. Mas, para além disso, estou mais aborrecido com a forma como decorreu a corrida, com os erros que cometemos e que normalmente não cometemos.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
2 dias atrás

Amizade? Não vai durar muito…

Patucho10
Patucho10
2 dias atrás

Este é o primeiro caso entre Max vs Lando. Agora o Lando já sabe como é lutar com o Max pela vitória, e se o Lando pensa em ser campeão como disse a dias, então tem que perceber rápido que o Max é assim, ele joga duro, e muitas das vezes fora das regras, toda a gente viu a temporada de 2021, por isso esta manobra não me surpreende. Este é o Max.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Patucho10
2 dias atrás

O Norris, já tinha obrigação de saber como o Max se comporta quando é apertdao, sofreu na pela durante a corrida e tem de deixar de ser anjinho, já na Sprint parecia um rookie.
Ele é rápido, mas precisava um bocado de Sainz quando se trata de pensar durante a corrida, nesse ponto ele tem de melhorar.

garantia4
garantia4
2 dias atrás

De qualquer modo, das 3 mudanças de direcção do Max na travagem para fechar os também 3 ataques do Lando, o menos evidente e “mauzinho” foi o último , mas paradoxalmente foi aquele que causou mais danos devido a um toque roda com roda que nem sequer foi violentíssimo ( ao contrário de tantos que se têm visto). Possivelmente até estava com o apex na mira quando tocou no Lando e reentrava na melhor traljectória ( e ia à frente). Culpado sim, “criminoso”, não. O mais grave foi a 1ª vez, aí deviam ter-lhe mostrado a bandeira branca e preta… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado