WRC, Kalle Rovanperä: “estava a ver um vídeo no portátil… e adormeci!”

Por a 28 Junho 2024 11:37

Kalle Rovanperä acabou de revelar no final da PEC4, que ontem…adormeceu à frente do portátil a ver vídeos dos troços… “”Não está a ser nada fácil. Ontem à noite estava a ver um vídeo no portátil e adormeci. Com esta posição na estrada, devíamos ser 10 segundos mais rápidos. Estava acordado à uma da manhã ou algo do género”.

Isto dá bem para perceber onde tem de estar o foco dos pilotos de ralis a este nível e a diferença que o cansaço mental causa. Antes do arranque do rali, o finlandês revelou que não tem ilusões quanto aos desafios que enfrenta nesta prova, tendo pouco mais de um dia para completar os reconhecimentos pré-evento.

Com Sébastien Ogier impedido de partir na sequência de uma colisão na estrada durante os reconhecimentos de terça-feira, a Toyota Gazoo WRT chamou Rovanperä e o copiloto Jonne Halttunen como substitutos apenas 48 horas antes do início do rali.

O finlandês, que está, como se sabe a disputar rondas selecionadas do campeonato este ano depois de garantir títulos consecutivos em 2022 e 2023, revelou que estava prestes a partir no seu jet ski quando recebeu um telefonema do diretor-desportivo da equipa, Kaj Lindström, a solicitar a sua presença.

“Ontem foi um dia estranho”, admitiu Rovanperä. “Claro que, antes de mais, foi bom saber ao meio-dia que o Séb e o Vincent estão bem, isso é o mais importante. Depois recebi a chamada do Kaj. Estava a mudar algumas velas de ignição no meu jet-ski para ir para o lago e ele ligou… e eu soube logo do que se tratava. A equipa decidiu que devíamos vir para cá. É claro que eu e o Jonne não estávamos preparados, por isso não foi uma decisão fácil vir aqui, mas queríamos ajudar a equipa o mais possível com os pontos do fabricante, que são cruciais este ano, e esperamos conseguir isso.”

Enquanto todas as outras equipas iniciaram os seus reconhecimentos na terça-feira, Rovanperä e Halttunen começaram na quarta-feira de manhã. Os comissários da prova autorizaram a dupla a ter mais tempo para completar os seus preparativos, com um programa de reconhecimento alargado até quinta-feira de manhã.

“Tivemos de fazer quase todo o reconhecimento num só dia, foram ‘só 14 horas seguidas”, explicou o piloto de 23 anos. É claro que, sem ter visto vídeos ou qualquer outra coisa antes, foi uma noite e hoje é um dia bastante difícil, tentando aprender o que pudermos. Não vai ser um rali fácil.

Não fizemos nenhum teste com o carro para este rali, o shakedown foi o teste. É claro que, num rali como este, eu gostaria de lutar pela vitória, mas talvez esta semana isso seja tudo menos fácil, mas é claro que vamos dar o nosso melhor para trazer alguns bons pontos para a equipa.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado