Pode a Hyundai estar a preparar-se para sair do WRC?

Por a 27 Junho 2024 10:35

Facto: Há dois construtores interessados em entrar no WEC e um deles é a Hyundai. Apesar desse suposto interesse ainda não ser claro, fala-se na possibilidade da Hyundai construir um LMDh (Le Mans Daytona) e não um LMH (Le Mans Hypercar). Como se sabe, os LMDh são protótipos mais baratos e com regulamentação mais restrita, desenvolvidos em parceria com fornecedores de chassis LMP2, enquanto os LMH são protótipos mais caros e com maior liberdade de desenvolvimento. Este é um tema a seguir, mas a questão que nos traz aqui agora é a seguinte: a permanência no WRC da Hyundai estará em causa?

Era bom que a FIA olhasse para os sinais, que não são de agora. São vários, e não vieram só de um quadrante…

Por exemplo, Thierry Neuville, que não há muito tempo disse que este pode ser o seu último ano nos ralis. Depois disto, percebeu-se que, se calhar, sabe bem mais do que diz. E nós questionámos: será que a Hyundai pode estar a pensar sair do WRC no meio de todas as indefinições que gravitam?

Será que a Hyundai está à espera que a FIA tome a decisão dos novos regulamentos para tomar a sua?

Será que a Hyundai vai abandonar o WRC para se dedicar ao WEC?

Pelo menos até 2025 deverá permanecer, já 2026 e para lá disso, temos dúvidas. Muitas…

Claro que o que vai determinar isto tudo é o que se passa nos bastidores, as conversas que estarão a existir entre os fabricantes e a FIA.

Claro que os regulamentos de 2027 do WRC terão aqui grande importância, mas que ninguém duvide que esta informação de que a Hyundai está interessada em rumar ao WEC não é uma boa notícia para o WRC.

Se calhar, o que falta mesmo ao WRC é enveredar por um caminho como fez nos últimos anos o WEC, que resultou no facto de lá estarem agora a correr oito construtores, e basta olhar para as recentes 24 horas de Le Mans para ver o impacto que teve. Sem nos esquecermos que Le Mans vale bem mais sozinho que o Mundial de Resistência junto. É irónico, mas é mesmo assim…

O Grupo Hyundai/KIA é um dos maiores do mundo automóvel, pode perfeitamente ter dois programas no WEC e WRC ao mesmo tempo, mas como todos os CEO dos Grupos, olham para o que vale cada competição antes de ‘meter’ a sua assinatura a chancelar programas que custam milhões. A ‘ameaça’ da Hyundai não é nova, e não me admirava muito que isto seja como a história do Pedro e do Lobo.

A ‘malta’ já ouviu tantas vezes a ‘ameaça’, que quando e se for verdade ninguém vai acreditar. Mas depois é tarde…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 dias atrás

Se vier a acontecer (e eu espero que não) será o fim dos WRC1! Uma coisa é certa, as coisas não estão nada bem e quando se vê um piloto jovem e extraordinário como Kalle a optar por correr em part-time, um Neuville a referir que esta poderá ser o seu último ano ou um Ogier a quase garantir que vai pendurar o capacete no final da época, algo não cheira bem! Entretanto a FIA assobia para o lado e parece não ter capacidade de falar com os contrutores e restantes interessados para resolver os problemas desta disciplina, quando nunca… Ler mais »

FormulaTwo+1
Reply to  Homem_do_Leme
2 dias atrás

Tem toda a razão. A FIA deve estar à espera de um milagre de Alá…

Last edited 2 dias atrás by FormulaTwo+1
a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
2 dias atrás

Mais uma vez, o autosport a dedicar-se unica e exclusivamente a relatar o quão mau isto é para o espetáculo decadente que é o wrc, enquanto ignora os positivos que isto traz para o mundo do endurance. Podem já dizer que se estão mais que a cagar para o wec e ou imsa e só querem saber da mediocridade em que este campeonato se tornou (já é assim há pelo menos uns 14 anos, com algumas pausas pelo meio). Ao mesmo tempo, esquecem-se que a toyota gere dois programas ao mais alto nível, LMH (que por sua vez, é muito… Ler mais »

Last edited 2 dias atrás by António Fortunato
hellrun
hellrun
Reply to  a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
2 dias atrás

O WRC actual (apesar de tudo, dos tiros nos pés da FIA e promotores, apesar das indefinições de regulamentos, e aí concordo que é um descalabro) neste momento é um espectáculo decadente??? Tem visto as provas? Bom mesmo, deve ser a F1, com vencedores anunciados, há 10 anos. E o que é que o Autosport está a fazer de errado? Deixava de dar a sua visão dos riscos para o WRC, porque até pode ser bom para o WEC? Que raio de jornalismo era esse?

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado