Carlos Vieira: “Os objetivos nesta fase não são mais do que adquirir o máximo de experiência possível”

Por a 27 Fevereiro 2016 08:08

Carlos Vieira prepara-se para enfrentar o seu primeiro Campeonato Nacional de Ralis a tempo inteiro esta temporada de 2016, que vai realizar aos comandos do Citroën DS3 R5, viatura que adquiriu recentemente, e que proporciona ao piloto todas as condições para lutar pelas principais posições.

Com poucas provas de estrada no seu currículo, mas com enormes sucessos na velocidade, com títulos nacionais, o piloto de Braga, vai entrar agora numa outra faceta da sua carreira desportiva. E o que fez em 2015, quer aos comandos de um Porsche 997, quer a bordo de um Ford Fiesta R5, impressionou, vencendo troços e estando no comando de provas, como sucedeu no Rali Casinos do Algarve, para além de vencer o Rali de Viana do Castelo, do Campeonato Regional Norte.

O piloto da capital do Minho não esconde a sua ambição, mas quer avançar com cautelas, pois sabe que a temporada é longa e precisa de adaptação, quer às provas que vai enfrentar e que desconhece, quer ao novo carro. Também outra alteração será a do navegador, deixando de ser Luís Ramalho, passando agora a contar com Jorge Carvalho a seu lado:

“Os objetivos nesta fase, não são mais do que adquirir o máximo de experiência possível. Neste momento a minha experiência continua limitada pois qualquer situação diferente é sempre nova para mim, até uma mudança no tipo de piso durante o rali. É claro que num dos testes que fiz andei num piso muito semelhante ao que vou encontrar, como noutro teste, experimentei andar na gravilha. Acho que por aí, já sei o que esperar desta prova, mas qualquer situação extra será sempre uma novidade. Como por exemplo, se os pisos estiverem húmidos, ou pior, se estiver a chover, a minha experiência é nula”, explica Carlos Vieira, que fala também do que anseia em termos de classificação:

“Primeiro tentar terminar a prova. Caso esteja seco, seria muito bom para mim, porque é aí que tenho mais experiência e gostava de saber onde podemos estar no final de cada troço, e principalmente onde me posiciono no final da segunda e terceira passagem. Se a previsão de chuva se confirmar, pois, parece que sim, será novo e nada bom para mim neste primeiro rali, mas para tudo há uma primeira vez, e se assim for, no final logo se vê onde acabamos”, salienta.

O piloto de Braga está consciente das suas capacidades, mas neste início de temporada reconhece que, perante o lote de pilotos e carros presentes, que representam uma concorrência muito forte: “É sempre complicado andar no topo quando tudo é novo. É claro que o meu desconhecimento face aos concorrentes é uma desvantagem grande, tanto a nível de especiais, como de carro, tal como o rigor nas notas de andamento. Sei que, como é lógico, evoluí muito, mas ainda tenho um caminho a percorrer”, admite.

Carlos Vieira já efetuou alguns testes aos comandos do DS3 R5, tendo já um conhecimento do carro, ainda que superficial: “Fiz dois testes de mais ou menos 100 quilómetros cada um, como mencionei antes, e assim o carro não é completamente novo para mim. Toda a adaptação tem um tempo como é claro. Não vou dizer que quando tiver 1000 quilómetros, ou mais, neste tipo de carros, não vou estar mais à vontade, mas as coisas são como são, e por isso estou contente com a minha adaptação”. Por tudo isto, o piloto não esconde as suas intenções em termos de época são: “Aprender, mostrar que vou válido!”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado