Ford F-150 Lightning SuperTruck vence Pikes Peak, Nuno Caetano 2º dos GT4

Por a 27 Junho 2024 08:19

Tal como se esperava, os carros elétricos dominaram a Rampa de Pikes Peak, o triunfo foi mais uma vez para Romain Dumas, desta feita no Ford F-150 Lightning SuperTruck, que ficou longe do seu próprio recorde alcançado em 2018, de 7m57.148s, mesmo tendo estado parado no traçado 26 segundos fruto de um problema mecânico. Dani Sordo foi terceiro num Hyundai Ioniq 5 N TA.

Nuno Caetano foi segundo no Pikes Peak GT4 Trophy by Yokohama, num 718 GT4 RS Clubsport atrás de Laura Hayes (Toyota Supra). O piloto português revelou que ao cortar uma berma desalinhou o carro, quase fazendo um pião, logo no começo da subida e com isso perdeu muito tempo, que lhe poderia ter valido o triunfo na classe. GT4.

Desta feita foram a Ford e a Hyundai a mostrar interesse na Pikes Peak International Hill Climb, e o cada vez maior surgimento dos elétricos de competição em Pikes Peak é absolutamente natural, pois estes veículos ultrapassam o principal problema dos motores de combustão da rampa: enquanto os elétricos retêm 100% da sua potência até ao alto de Pikes Peak, os motores de combustão interna perdem cerca de 50% devido à falta de oxigénio dos motores em altitude.

Portanto, o triunfo do Ford F-150 Lighting SuperTruck 2024 oficial, com mais de 1600 cv, foi absolutamente natural. No entanto, os carros elétricos há muito nasceram para Pikes Peak, pois foi ainda na década de 1980 que surgiram. Em 1981, Joe Ball levou um Sears Electric Car até ao topo em 32m07.410s, em 1994 Katy Endicott levou o seu Honda até ao topo em 15m44.710s e em 2013 Nobuhiro Tajima quebrou a barreira dos 10 minutos com um tempo de 9m46.530s no seu E-Runner Pikes Peak Special. Nos anos seguintes, as participações elétricas tornar-se-iam mais comuns, batendo progressivamente os seus recordes de grupos motopropulsores e, eventualmente, o recorde geral em 2018, pelo mesmo Romain Dumas que agora levou a Ford ao triunfo.

Em 2018 foi com o Volkswagen IDR. 7m57.148s continua a ser o recorde de Pikes Peak.

A Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), também conhecida como a ‘Corrida das Nuvens’, é uma rampa até ao cume de Pikes Peak, montanha situada no Colorado, EUA.

A pista mede 12,42 milhas (19,99 km) e tem mais de 156 curvas, subindo até aos 1.440 m (4.720 pés) desde o início, na milha 7 da Pikes Peak Highway, até ao final, a 4.302 m (14.115 pés), em declives com uma média de 7,2%.

A estrada começou por ser totalmente em piso de terra, foi mista durante muito tempo, mas a partir de agosto de 2011, a estrada foi totalmente pavimentada até ao cume e desde aí todos os eventos subsequentes foram realizados em asfalto.

O Ford F-150 Lightning SuperTruck EV Demonstrator teve sucesso na 102ª Pikes Peak International Hill Climb, mas Romain Dumas teve um problema técnico e ficou parado no percurso. A paragem causou um atraso de cerca de 26 segundos em relação ao seu tempo inicial de qualificação, mas Dumas foi capaz de completar rapidamente uma reinicialização completa do SuperTruck e continuar a sua subida, forçando mais o andamento do que nunca para ainda reivindicar o primeiro lugar entre todos os 61 concorrentes: “A progressão dos Ford EV que enfrentam e completam os desafios mais difíceis é um grande testemunho do trabalho árduo e da dedicação que as nossas equipas colocaram no programa”, disse Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Aprendemos muito com a SuperVan 4.2 na Subida Internacional de Pikes Peak do ano passado e conseguimos aplicar esse conhecimento na corrida deste ano – a partir daqui é sempre a subir.”

Romain Dumas, o detentor do recorde geral da Race to the Clouds e especialista em levar os protóptipos elétricos ao limite, pilotou o F-150 Lightning SuperTruck de 1600 cv. “Sinto-me honrado por alcançar esta vitória com a Ford Performance na Pikes Peak International Hill Climb” disse Dumas “Tudo neste evento é um desafio porque é diferente de qualquer outra forma de corridas, só temos uma oportunidade. Enfrentámos um desafio logo no início, mas isso só me deu mais determinação para recuperar o tempo perdido no resto da corrida.”

A construção do Ford Performance F-150 Lightning EV Demonstrator foi um testemunho do poder da colaboração. A STARD (Stohl Advanced Research and Development) desempenhou um papel crucial ao ajudar a criar o Demonstrador Elétrico com mais de 1600 cv de potência.

O SuperTruck também foi equipado com pneus Pirelli P-Zero feitos à medida: “Conseguir este feito espantoso não foi um esforço pequeno”, disse Sriram Pakkam, Diretor de Fórmula 1 e Veículos Elétricos de Alta Performance da Ford Performance Motorsports. “Foi um verdadeiro esforço de equipa, desde os nossos talentosos aerodinamicistas aos nossos especialistas em motores. Também tivemos de trabalhar em equipa para nos preocuparmos com os pormenores, como manter o peso baixo e maximizar a força descendente, e penso que a equipa fez um trabalho fantástico.

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