Autódromo Lourenço Marques

O mais antigo autódromo português

Por Rujorian a Quinta feira, 8 de janeiro de 2009 13:53

Andava a "navegar na net" quando deparei com a informação mais abaixo, que tomo a liberdade de aqui colocar (as referências às fotos não existem no texto original).
Não sabia que aquele autódromo teria sido o primeiro autódromo português.
Talvez o mits650, possa aqui dar a sua confirmação, já que é um expert na matéria.
E mais não digo, que sobre este autódromo existe no blog do mits650 muita informação que vale a pena consultar.

-----------------------------------------------
O ex-Autódromo de Lourenço Marques (actual Maputo) terá sido o primeiro Autódromo português.
A primeira fase foi inaugurada no dia 24 de Julho de 1962. Aproveitava uma recta na estrada marginal que bordeava a praia (ver uma das fotos) e que tinha cerca de 1,5 km.
Esta recta de transito normal, era fechada em dias de corridas.
Tinha um miolo interior com as zonas de curvas e rectas menores, de onde são algumas das fotos acima.
Em 26 de Novembro de 1972 foi inaugurada a pista definitiva com 3,909 km em que se aproveitou parte do antigo miolo e se acrescentou uma zona toda nova para substituir a recta da marginal.
A corrida de inauguração foram as "3 Horas de Lourenço Marques".
-----------------------------------------------

NOTA1: Na composição de fotos, a de baixo é a visão do actual autódromo (inclui kartódromo) tirada do Google Earth.

NOTA2: Sobre as corridas disputadas em Angola, vejam este site que tem "montes" de fotos

http://www.sanzalangola.com/galeria/album97

Re: Autódromo Lourenço Marques
por Greg G
16:39 | Domingo, 6 de fevereiro de 2011
Bem lembrado, venham mais assim...! SDS SPORT
Gosto particularmente
por Jójó
15:03 | Quinta feira, 8 de janeiro de 2009
Do local de estacionamento das viaturas daqueles que se deslocavam para ver a prova. Quando estive por lá a minha preocupação era o carrinho que receberia pelo Natal daí não ter nenhuma recordação.
www.sanzalangola.com/galeria/album97
por velho
19:29 | Quinta feira, 8 de janeiro de 2009
Este site é participado pelo "nosso" faster e pelo "farapuso", salvo erro. E o Helder de Sousa é também um participante activo. Ou foi...digo eu.
Re: Autódromo Lourenço Marques
por juxpot
19:44 | Quinta feira, 8 de janeiro de 2009
Espectacular aquele Honda 600 (ou 360?) a entrar em competição, um carro que foi muito popular em Portugal. Com o desenvolvimento de Moçambique, desejo que este espaço posso ser um polo fortemente promotor do automobilismo Moçambicano, e constituir-se com uma referência africana em termos de autódromos. Qualquer dia o A.S. Challenge ainda vai a Maputo disputar uma prova, hehehehe
Autódromo da Costa do Sol
por mits650
23:24 | Quinta feira, 8 de janeiro de 2009
Bem, a história está quase certa.Obrigado Rujorian por a trazeres aqui. O autódromo existia, com a recta comum à recta da praia da Costa do Sol que se vê na foto (ou parte, pois esta praia era enorme, e linda). A foto de 1962 que se vê na imagem é de um dia normal de praia. [Rujorian, se tiveres essa foto em grande, manda-me para ver se o Fiat 1100 do 1º plano é o MLM-34-79 que era do meu pai]. O acidente a que o Sagit se refere foi nas numa prova de F.1 (sim, Fórmula 1 !!!) com carros do campeonato sul- africano. O Brabham Repco de Lucky Botha despistou-se e matou 8 espectadores e fez vários feridos. Nunca mais correu, pois apesar de não ficar ferido ficou bastante traumatizado (nota: tenho para publicar uma prova destas, vencida por John Love, penso que em 1968, tenho que ir ver aos cadernos... Há uma foto da largada, com o público, comissários, mecânicos todos quase em cima dos F.1. Penso que até foi nessa prova que adiram a partida por causa da "rebaldaria" excessiva, mesmo para a época) Depois desse acidente é que se pensou em tornar o autódromo em pista permanente, e o novo autódromo foi inaugurado com as 3 HORAS DE LM de 1970, (e não 1972), que se disputaram em 29 de Novembro. Prova ganha por BRIAN REDMAN a solo ao volante do Chevron B18. Sobre essa prova publiquei 10 artigos no BLOG, aqui: 1 - 3 H LM 1970 - cartaz com a pista da costa do sole e + http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46293 artigo 2 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46381 3 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46525 4 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46626 5 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46704 6 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46727 7 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46793 8 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46832 9 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/46957 10 - http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/47076 Noto que da várias "3 HORAS DE LM" já publiquei no Blog - 1969, 1970, e 1972 e irei publicar aqui 1967, bem como as 3H LM de 68 e 71. Qiuem tiver curiosidade pode procurar nos 2 "balanços" que fiz dos artigos do blog, em: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/54139 Nota para o "velho" era "Parafuso" não farapuso :-) Ainda tenho isso tudo gravado em cassetes mono que trouxe de lá. E procurando na net, pode-se ouvir umas coisa do parafuso. Quanto a ser o autódromo mais antigo, se se contabilizar a parte em que ainda não era permanene penso que sim. Se atendermos à data de inauguração do permanente - 29 Nov. 1970 - já não será. Até o autódromo de Luanda (?) foi inaugurado um pouco antes, penso que também em 1970. Mas para isso o Faster e o Armando que se pronunciem. Abraço!
Re: Autódromo Lourenço Marques
por maxxveiculos
4:02 | Sexta feira, 9 de janeiro de 2009
super 10! (classificação para gajas) onde estou com a cabeça...jójó?????????
copyright AutoSport
design oceanlab
desenvolvimento eurotux