Teste de conjunto previsto para Janeiro

McLaren vai estrear Portimão em Novembro

As equipas de Fórmula 1 vão voltar a testar em Portugal, mais de uma década depois do Estoril ter deixado de ser o centro de ensaios de Inverno da categoria.

Por JLA a Segunda feira, 29 de setembro de 2008 12:02

Vai ser a McLaren-Mercedes a primeira equipa de Fórmula 1 a rodar no novo autódromo de Portimão, depois da equipa inglesa se ter oferecido para ser a "cobaia" para as restantes escuderias que disputam o Mundial.

Por isso, entre os dias 17 e 19 de Novembro, e desde que a pista já esteja homologada para Fórmula 1, dois McLaren MP4/23 irão rodar na pista algarvia, sem que ainda estejam definidos os pilotos que vão estar em pista.

Segundo foi possível saber em Singapura, como as outras nove equipas vão estar em Barcelona nestas mesmas datas, a McLaren ofereceu-se como voluntária para fazer este teste, por alegadamente não ter programado testes de performance para aquela semana. Por isso, poderá rodar em qualquer lado sem comprometer o seu programa de trabalho.

Preparar relatório

Depois, como acontece nestes casos - e foi o que a Williams fez no ano passado com o traçado andaluz de Monteblanco - a McLaren irá elaborar um relatório que será entregue à Comissão de Testes e passado às outras nove equipas.

Caso este relatório seja favorável à realização de testes na pista dos arredores de Portimão, então teremos entre 20 e 22 de Janeiro do próximo ano todas as dez equipas que disputam o Mundial de Fórmula 1 em acção no nosso país, no que será um regresso em grande, pois teremos 20 carros e a maior parte dos pilotos de ponta a rodar frente ao público português.

Muitas das equipas já pesquisaram a zona para procurar hotéis e verificar as distâncias entre estes e a pista, bem como do aeroporto de Faro e do circuito, assistindo-se a uma troca de informações entre todos, o que demonstra que ainda é possível que todos trabalhem em conjunto no mesmo sentido, coisa cada vez mais rara na Fórmula 1.

Homologação a 13 de Outubro

A "luz verde" definitiva não virá, no entanto, antes de 13 de Outubro (altura em que será feita a primeira inspecção da FIA) pois só depois da pista receber o selo de homologação em Grau 1 é que as equipas confirmarão a sua presença.

Na última semana, o traçado recebeu já a terceira e última camada de asfalto, juntamente com os acabamentos finais como a relva artificial, ao mesmo tempo que os edifícios adjacentes como torre de controlo, torre VIP e "paddock" receberam também os últimos preparativos para a inspecção da FIM que está agendada para 11 de Outubro. Quanto aos acessos directos ao Autódromo através do Via do Infante, deverão estar concluídos até 26 de Outubro, a tempo da inauguração oficial com a corrida do Mundial de Superbikes.

Comentários

Re: McLaren vai estrear Portimão em Novembro
por Tuga F1
7 pontos 12:27 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Para quem acha que a F1 de regresso a Portugal é impossível ou o fim do Mundo, é melhor preparar-se, comer os pratos favoritos e gastar o dinheiro em caixa, porque o mundo vai acabar; afinal o professor chibanga tinha razão! Para quem vê as coisas com mais razão (racionalidade), isto é uma notícia que vem confirmar que o investimento privado enorme em Portimão tem vindo a ser aproveitado da melhor forma; o circuito é fantástico, as instalações prometem ser das mais modernas da Europa, e um dia o GP de Portugal trará MILHÕES por ano de retorno para o país, em exposição mediática e turismo. Isto para além do facto de, quando fizer parte do calendário, o piloto português que estiver presente na competição poder ter o seu GP "caseiro". Vou já começar a pôr de lado uns trocos; Sábado não janto fora. Em Novembro, combino com uns amigos e dividimos a gasolina; mas não vou querer perder o regresso oficial da F1 ao país. Vamos mostrar que merecemos a F1, vamos encher aquelas bancadas com cheiro a novo!
Re: McLaren vai estrear Portimão em Novembro
por cdm
2 pontos 15:30 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
é uma excelente notícia...prefiro testes a nada...e, como já ouvi em algumas entrevistas o Secretário de Estado da Juventude e desporto dizer que é possível trazer novamente um GP para Portugal, creio que não é uma miragem um GP em Portugal...esperemos por 2011/12...na volta o Sr. "Engenheiro" Sócrates se lembre de assinar com o Tio-Avô Bernie Ecclestone para trazer um GP de F1 a Portugal, como trunfo eleitoral...só isso me ia fazer votar nele
Muito bom.
por villickx
2 pontos 17:49 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Esta é uma excelente noticia para todos nós que gostamos de F1. Também estou perto e espero encontrar-me (finalmente) com o pessoal do Algarve. É só marcar que lá estarei. Quem sabe a Mclaren e a Vodafone não fazem uma gracinha e permite ao Alvaro fazer lá uma perninha. É hora de petição ao António Coimbra. sds
Re: McLaren vai estrear Portimão em Novembro
por juniorlinda
2 pontos 18:07 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Nunca na vida pensei vir a ter a F1 junto á porta de casa nunca mais é Novembro estou ansioso para ver a real potencialidade deste novo circuito e para isso nada melhor que ver os carros em pista.
À espera da Fórmula 1
por racingdriver
2 pontos 23:28 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Oxalá este projecto seja "bem nascido". Já demonstrámos noutras ocasiões, sermos capazes de fazer tão bem, como os melhores. Eu, tal como milhares de outros fans da Fórmula 1, darei por muito melhor empregue os meus euros aplicados num bilhete em Portugal, do que num outro qualquer circuito europeu, para assistir a uma prova de Fórmula 1. Espero por isso, que Portimão não passe só de um projecto capaz de "albergar" a Fórmula 1, mas sim de uma REALIDADE.
Re: McLaren vai estrear Portimão em Novembro
por NMAV
2 pontos 21:56 | Terça feira, 30 de setembro de 2008
Se correr bem o teste da McLaren, a 20 de Janeiro de 2009 quero lá estar para ver e ouvir de novo 20 F1's em pista!!!! Há quase 12 anos que nao sei o que isso é!!!
Mclaren em Portimão
por fittiperson
1 ponto 13:22 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Éuma boa notícia e seria bom que fosse o prenúncio do regresso da F1 a Portugal,coisa que tenho a certza será muitíssimo difícil
Re: McLaren vai estrear Portimão em Novembro
por silver_x
1 ponto 15:27 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Excelente noticia. Nunca mais é novembro!!!
GP de Portugal!
por cutelo
1 ponto 19:00 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Não querendo ser velho do Restêlo, tenho dúvidas! Oxalá esteja redondamente enganado. Fui várias vezes ao Estoril e aquilo estava cheio de nortenhos! Levaram esta merda mais para sul! A ver vamos. Só se forem espanhóis a encher o autódromo porque a malta fixe da Linha prefere ir prá Costa! ...ou prá bola!
Estreia!
por cutelo
1 ponto 19:20 | Segunda feira, 29 de setembro de 2008
Que grande chatice. Não é que vai ser a equipa de Ron Ron a estrear a pista de milhões de tifossis! Imperdoável. Cadê o cavalito? Na volta Ron Ron já pagou a uns quantos...para ter a primazia! ...talvez para compôr o orçamento....de Estalo!
Re: McLaren vai estrear Portimão em Novembro
por BRUNO22
1 ponto 0:25 | Terça feira, 30 de setembro de 2008
Muito boa noticia,é certo que para já são só testes mas se as equipas gostarem da pista um dia nunca se sabe se não poderemos ver novamente o regresso da F1 ao nosso país esperemos que sim.
calma.....
por ric18
1 ponto 18:36 | Terça feira, 30 de setembro de 2008
excelente noticia so tem um senao os prazos aqui apresentados nao sao execuiveis e a obra vai inaugurar mas com muitos atrazos e coisas por acabar inclusive os acessos
F1 em Portimão
por salvador
1 ponto 14:09 | Quarta feira, 1 de outubro de 2008
Então aonde param os senhores políticos "Meia Tijela" que deixaram acabar o a F1 em Cascais, que, pelo menos servia os interesses de todos os portugueses,pois os do Norte dava para ir ver a Cascais como os do Sul vinham ou teriam que vir até Lisboa mais ou menos!!!Agora está no Sul mas deve ser só e apenas para Lisboa e daí para baixo!!Oxalá que alguém se lembre de Lousada em ponto grande e com mais sucesso.
FAQ. Como funciona a comunidade no Autosport
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para autosport@autosport.pt, seremos tăo breves quanto possível a responder.

Autosport

Qual a sua especialidade preferida nos desportos motorizados?