GP Espanha F1, TL3: Carlos Sainz lidera treino com margens muito curtas na frente 

Por a 22 Junho 2024 12:38

Os quatro pilotos mais rápidos no terceiro treino livre do Grande Prémio de Espanha ficaram separados por 0,07 segundos, com Carlos Sainz na frente da tabela, seguido de Lando Norris, Charles Leclerc e Max Verstappen. O espanhol rodou em 1:13.03s, num treino que pode anteceder uma boa qualificação. 

Os sinais parecem claros que podemos esperar uma boa luta pela pole position, até porque não podemos descartar os dois Mercedes, que mostraram um bom andamento, apesar de George Russell ter sido o quinto a 0,151s de Sainz, seguindo-se Lewis Hamilton um pouco mais longe, a 0,346 segundos. 

Destaque ainda no derradeiro treino livre para o bom desempenho de Alexander Albon, que terminou no oitavo posto da tabela de tempos, atrás de Sergio Pérez, que parece continuar com algumas dificuldades em Barcelona. Albon foi mais rápido no treino do que Fernando Alonso e Oscar Piastri, que fechou o top 10. 

Lewis Hamilton foi o único a manter-se em pista numa fase inicial do treino livre, usando pneus macios para estabelecer a marca de 1:14.178s. Só após 5 minutos decorridos na sessão, na mesma altura em que Hamilton regressou à box, saiu Max Verstappen para a pista com pneus médios. 

O piloto neerlandês concluiu uma volta rápida com esse composto, colocando-se atrás do adversário britânico da Mercedes, mas com pneus macios montados nos seus monolugares, George Russell, Carlos Sainz e Charles Leclerc bateram os tempos destes dois concorrentes. 

Com Leclerc a ser o último destes três pilotos a terminar a sua primeira volta rápida, os dois Ferrari ficaram entre os pilotos da Mercedes, com Russell na liderança da tabela de tempos, com a marca de 1:13.431s. 

Cerca de cinco minutos depois, Lando Norris bateu o tempo de Sainz, Leclerc e Hamilton com pneus médios montados no MCL38, passando para o segundo posto da tabela de tempos, ficando a 0.104s de Russell. 

Fernando Alonso completou a sua primeira volta cronometrada com um conjunto de pneus médios, mas foi apenas suficiente para o 12.º lugar. Enquanto isso, Lewis Hamilton voltou à pista com pneus macios, mas estaria com muito combustível no W15 para simular corrida em vez de uma volta rápida.

Na Ferrari, os mecânicos estiveram ocupados a trabalhar na traseira do carro de Carlos Sainz ao mesmo tempo que Pierre Gasly estavam em pista com pneus macios e com coberto de tinta flow-vis na asa traseira.

Com pneus macios novos, Lando Norris marcou o melhor registo da sessão à entrada para os últimos 15 minutos de sessão, com 1:13.043s, deixando Russell a 0.388s. Ao mesmo tempo, o companheiro de equipa de Norris, Oscar Piastri, passou com as rodas esquerdas na caixa da gravilha na saída da curva 13.

Após Lewis Hamilton ter passado para a segunda posição da tabela de tempos, George Russell melhorou o seu anterior registo e bateu a marca do seu companheiro de equipa, porém, 0.121s mais lento do que Lando Norris. 

Alexander Albon ocupava o sexto posto, a 0.710s de Norris, atrás dos dois Ferrari e à frente de Fernando Alonso e Oscar Piastri, com os dois pilotos da Haas a fecharem o top 10, Nico Hülkenberg à frente de Kevin Magnussen, à entrada dos últimos sete minutos.

Sem ter realizado uma volta rápido digna desse nome, Max Verstappen completou a sua primeira simulação de qualificação com pneus macios, não indo além do sétimo tempo, a 0.710s do britânico da McLaren, que também viu Carlos Sainz a bater o seu registo e a passar para a frente da tabela de tempos. O piloto espanhol da Ferrari completou a sua volta em 1:13.013s, 0.030 segundos melhor do que Norris. 

Já nos últimos cinco minutos, os dois pilotos da Alpine completaram as suas voltas rápidas, ficando fora dos dez mais rápidos, mas ainda a menos de 1 segundo do tempo de referência e à frente da Haas, Sauber, RB, Lance Stroll e Logan Sargeant. 

Nos instantes finais do treino, Charles Leclerc teve uma atitude com Lando Norris que lhe valerá a análise do Colégio de Comissários Desportivos. O piloto monegasco não terá gostado do possível impedimento do britânico na sua última tentativa de volta rápida e chegou o seu Ferrari para o lado do McLaren de Norris, tocando ainda no monolugar do seu adversário. Uma situação semelhante ao ocorrido momentos antes entre Lance Stroll e Lewis Hamilton, que também será revista pelos comissários.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado