GP Espanha F1: Pole position conquistada por Lando Norris

Por a 22 Junho 2024 16:04

Lando Norris assegurou a pole position para o Grande Prémio de Espanha, que bateu Max Verstappen, ambos com voltas rapidíssimas no último segmento da sessão de qualificação.

Uma batalha intensa entre Lando Norris e Max Verstappen no Q3, com vantagem para o piloto britânico que somou a segunda pole position da carreira (a primeira foi na Rússia em 2021) com a marca de 1:11.383s, com uma margem de 0.020s para o piloto neerlandês da Red Bull, que arranca do segundo posto da grelha, ao lado de Norris.

Para o último embate para encontrar o piloto que irá ocupar o primeiro lugar da grelha de partida, Pierre Gasly e Esteban Ocon juntavam-se a Sergio Pérez – que teve uma primeira má volta – Max Verstappen, Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Oscar Piastri, Lewis Hamilton e George Russell.

A luta pela pole position deveria ser entre os dois pilotos da Ferrari, Norris e Verstappen, mas sem poder tirar da equação os dois pilotos da Mercedes.

E isso verificou-se no final do Q3, apesar de Hamilton terminar a 0.3s de Norris. Os dois pilotos da frente estiveram muito fortes nas voltas finais e com isso abriram alguma margem para os restantes. Ainda assim, Lewis Hamilton e George Russell garantiram a segunda fila da grelha, batendo os dois pilotos da Ferrari, que deram boas indicações nos treinos e nos segmentos anteriores.

A seguir aos dois britânicos da Mercedes ficaram Charles Leclerc e Carlos Sainz, seguindo-se o surpreendente Pierre Gasly, que foi mais rápido do que Sergio Pérez, em reais dificuldades até agora na Catalunha. O piloto mexicano da Red Bull tem ainda uma penalização para cumprir, baixando ainda três posições na grelha de partida.

Esteban Ocon também fez uma boa qualificação, terminando em nono no Q3, à frente de Oscar Piastri, que só se pode queixar de si próprio ao não registar nenhuma marca durante o último segmento da qualificação, após erros nas duas voltas rápidas.

O que aconteceu na qualificação?

Apesar das atualizações introduzidas nos VCARB01 da RB, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda foram dois dos pilotos eliminados no Q1.

Sem muito a perder, Zhou Guanyu, Logan Sargeant, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda e Lance Stroll foram os primeiros pilotos a entrarem em pista no primeiro segmento da qualificação do GP de Espanha, com o australiano a passar para a frente deste pequeno grupo com 1:13.771s, seguido do canadiano da Aston Martin.

No final da volta rápida desses cinco pilotos, entraram os restantes em pista, com Max Verstappen a rodar logo no segundo 12, com a marca de 1:12.306s, mantendo os seus adversários a uma margem confortável, até que Lando Norris terminou a sua volta e passou para o segundo posto, apenas 0.080s do neerlandês.

Faltavam ainda os dois pilotos da Ferrari, com sortes diferentes no final das voltas rápidas. Charles Leclerc bateu o tempo de Verstappen, baixando a marca de referência para 1:12.257s, enquanto Carlos Sainz foi quarto, a 0.146s do seu companheiro de equipa.

A seis minutos do fim do Q1, Albon, Tsunoda, Zhou, Kevin Magnussen e Sargeant estavam na zona de eliminação, com o piloto norte-americano da Williams envolvido num episódio de possível impedimento a Lance Stroll, que será analisado mais tarde.

Se os pilotos da frente não saíram das boxes nos instantes finais, todos os outros estavam em pista, incluindo Sergio Pérez, que não ia além do sexto tempo, atrás de George Russell, a 0.220s da referência de Leclerc. Logo de seguida, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu saltaram para as posições imediatamente atrás do piloto mexicano da Red Bull.

Lewis Hamilton ainda foi a tempo de bater a marca de Leclerc e liderar a tabela de tempos no final do Q1, na mesma altura em que Stroll e Nico Hülkenberg melhoravam os seus registos e saíam da zona de eliminação, deixando Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo, Alexander Albon e Logan Sargeant nas últimas posições.

Fernando Alonso foi um dos pilotos eliminados no segundo segmento da qualificação do Grande Prémio de Espanha, com Valtteri Bottas, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Zhou Guanyu.

O Aston Martin AMR24 de Lance Stroll foi, novamente, o primeiro carro a entrar em pista, com o piloto canadiano a completar a sua volta, com pneus usados, em 1:13.630s.

Quando os restantes pilotos terminaram as suas primeira voltas no Q2, ficou comprovado o bom andamento dos A524 da Alpine em Barcelona, com Pierre Gasly a bater o tempo de Sergio Pérez e a passar, temporariamente, pela liderança da tabela de tempos neste segmento.

Oscar Piastri entrou na contenda pela melhor marca no Q2, ao bater o tempo de Charles Leclerc (1:12.038s), mas logo atrás vinham Carlos Sainz, o primeiro piloto a entrar no segundo 11. Contudo, Lando Norris e Max Verstappen disseram ‘presente’, com o neerlandês a colocar a referência em 1:11.653s, deixando o adversário britânico da McLaren a 0.219s.

À entrada dos últimos quatro minutos do Q2, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Lewis Hamilton – que concluíra a volta com pneus usados – Lance Stroll e Zhou Guanyu estavam em zona de eliminação.

Max Verstappen, Lando Norris e os dois pilotos da Ferrari ficaram nas suas boxes, não concluindo mais nenhuma volta rápida. Enquanto isso, Hamilton saltou para o segundo posto da tabela de tempos, a 0.139s da marca do neerlandês.

Sergio Pérez também subiu na tabela de tempos, reservando um lugar no Q3, ao mesmo tempo que Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Zhou Guanyu foram eliminados. Os dois Alpine conseguiram lugares na discussão final da sessão de qualificação.

Já no Q3, na discussão final pela pole position Max Verstappen completou a volta em 1:11.673s, colocando-se no topo da tabela de tempos, sem que Carlos Sainz e, depois, Lando Norris batessem a marca do neerlandês, ficando o britânico da McLaren a 0.123s no final da primeira tentativa. Hamilton ocupava o terceiro posto, seguindo-se Russell, Sainz e Leclerc.

Gasly e Ocon foram mais rápidos na primeira volta do que Pérez e Oscar Piastri, que viu a sua volta apagada por excesso de limites de pista.

Oscar Piastri estragou a sua última volta rápida e terminou o Q3 sem qualquer registo de tempo, reservando o último posto da tabela de tempos neste segmento.

Pouco depois, Max Verstappen ‘voou baixinho’, concluindo a volta em 1:11.403s, mas Lando Norris vinha a realizar boas marcas em cada setor, batendo em 0.020s a marca do neerlandês. Norris precisou de 1:11.383s para fechar as contas da pole position, enquanto Lewis Hamilton melhorou o seu registo anterior para fechar em terceiro, com George Russell a garantir o lugar na segunda fila da grelha de partida e batendo os Ferrari, que, após os sinais francamente positivos no Q1 e Q2, ficaram longe do primeiro lugar. Charles Leclerc partirá de quinto e Carlos Sainz de sexto.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 meses atrás

A Ferrari a ser batida pelos 2 Mercedes e quase a ser batida pelo alpine do gasly a 1 décima, pqp vão pó crl odeio esta pista de morte pqp! Ao menos o Norris é a mclaren fizeram a pole e derrotaram o max e a red bull! Alonso desilusão o Aston Martin com os upgrades a continuar a andar para trás como os RB, Pérez e piastri a serem largamente batidos pelos seus colegas de equipa! Incrível qualificação, os red Bulls e mclarens são os melhores carros em circuitos com curvas de média e alta velocidade a red bull… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 meses atrás

Esse PêQuêPê é o Pedro Queirós Pereira? Acho que já morreu Gui…

joaolima
joaolima
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 meses atrás

Atenção AutoSport, este comentário tem que ser denunciado. Inadmissível os seus termos

chicanalysis
Reply to  joaolima
3 meses atrás

É só florinhas de estufa.

Thor
Thor
Reply to  chicanalysis
3 meses atrás

Odeio???

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 meses atrás

Está visto, o almoço caiu muito mal ao Gui, faltou a pimenta, mas não é preciso suicidar-se

Bryan
Bryan
Reply to  Pity
3 meses atrás

Pity, já algum tempo que penso isto mas nunca tive coragem de o escrever no entanto acho que desta vez se justifica: este Gilherme Moreira parece-me ser autista. Se reparar os comentários dele são sempre muito estranhos com expressões xenófobas e demasiada agressividade e ele nunca responde a ninguém, parece viver só no seu mundo.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Bryan
3 meses atrás

Que ele tem um problema já toda a gente aqui o percebeu. É por isso que somos tão condescendentes para com ele e os seus comentários.

garantia4
garantia4
Reply to  Bryan
3 meses atrás

Este gui não é mais do que um destacado forista que vem aqui diariamente.

Pity
Pity
3 meses atrás

Excelente qualificação. 20 milésimos entre primeiro e segundo e apenas 2 milésimos entre 3º e 4º e 5 milésimos entre 5º e 6º. O que é isto senão competitividade entre grandes pilotos? A destoar estão os 658 milésimos entre 2º e 8º, pilotos da mesma equipa. Piastri tem de melhorar em qualificação, para evitar cair na armadilha dos limites de pista. Interessante a melhoria dos Alpine. Será efeito Briatore? ( modo ironia) Grande melhoria que tiveram os RB com as actualizações, não haja dúvida… Quem parece que deu, efectivamente, um salto em frente foi a Mercedes, se bem que ainda… Ler mais »

malhaxuxas
malhaxuxas
3 meses atrás

Ai Piastri. Andas a me desiludir

917/30
Reply to  malhaxuxas
3 meses atrás

Fez um erro, acontece, o rapaz está apenas na 2ª época de F1!!!

garantia4
garantia4
Reply to  malhaxuxas
3 meses atrás

E o problema não pode ser o seu carro este fim de semana? Do mesmo modo que se pergunta : porque parte do mérito da pole não é dado por absolutamente ninguém ao McL também ?

917/30
3 meses atrás

Laaaaaaando!!!!! Que grande volta, fantástico.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
3 meses atrás

Então o Lando não ia ser esmagado pelo Piastri, como algumas pitonisas(*) vaticinavam neste oráculo?
Espero que me desculpem o calão, mas é preciso ser muito tapado para não reconhecer um talento como o do Lando Norris.
(*) Não, Pity, esta não era para si.

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
3 meses atrás

Eu sei o que são pitonisas, era boa em História, pelo que sei que não se referia a mim.
Quanto ao Norris, cito um compatriota dele que sabe do que fala: “que grande piloto é o Norris”

jacinto-18
jacinto-18
3 meses atrás

Os pilotos Ferrari, são óptimos.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado