GP Áustria de F1: “Estava tudo a correr tão bem a nove voltas do fim”, Christian Horner

Por a 1 Julho 2024 12:07

Não é só na Fórmula 1, é no desporto em geral, ‘motorsport’ em particular, em que as coisas mudam em poucos segundos, às vezes bem menos: “Estava tudo a correr tão bem a nove voltas do fim”, disse Christian Horner sobre o Grande Prémio da Áustria de Max Verstappen.

Foi um um atraso de quatro segundos na segunda paragem nas boxes de Max Verstappen, que permitiu que o McLaren de Lando Norris ficasse ao alcance de DRS, o que fez com que tudo se desmoronasse quando Verstappen e Norris colidiram, abrindo caminho para a vitória de George Russell.

Com pequenas decisões diferentes, Norris nunca teria estado com Verstappen ao seu alcance, mas mesmo depois disso suceder tinha bastado avisar o neerlandês que Norris iria ser penalizado em cinco segundos para que tudo fosse diferente.

Depois duma boa qualificação, Max Verstappen reconheceu que o Red Bull não estava no ponto ideal durante a corrida, dizendo: “Sim, tive mau feeling com ambos os compostos de pneus [médios e duros], por isso não acho que tenhamos feito a coisa certa ou errada com os pneus.

“O meu equilíbrio no primeiro turno nem sequer foi assim tão mau. Mas depois, não sei porquê, o carro começou a ficar cada vez pior durante a corrida. Por isso, também é algo que temos de analisar, talvez algo se tenha partido no carro. Foi muito mau. Sinceramente, não sei explicar porquê. De repente, o carro passou de um bom equilíbrio no primeiro stint para um comportamento quase impossível de conduzir depois, o que normalmente indica que algo também estava errado.

“Mas, mesmo assim, devíamos ter ganho se não tivéssemos cometido tantos erros nas paragens nas boxes. Devia estar a passar-se algo de estranho com o carro, porque era um carro impossível de conduzir.”

Mas tudo é relativo. O Red Bull Ring é um circuito de alta degradação. Mesmo os médios estavam a perder 0,1s a cada volta.

O mais importante é que, mesmo com o carro num estado que Verstappen descreveu como “impossível de conduzir”, ele ainda era mais rápido do que o melhor dos outros – o que era sempre Norris.

“Conseguimos uma diferença de seis segundos no primeiro turno com o pneu médio”, aponta Horner. “Estava tudo sob controlo.

“No pneu duro [para a segunda passagem], as temperaturas com a cobertura de nuvens eram um pouco mais baixas do que o ideal. Por isso, o pneu duro passou a ser o pneu não ideal, mas mesmo assim chegámos a ter uma vantagem de oito segundos a certa altura da corrida.

“Quando passámos pelo tráfego, a vantagem era de cerca de seis segundos e meio. Depois, fizemos uma paragem na mesma volta que a McLaren, e havia uma porca traseira esquerda presa. E o homem da pistola teve de a usar duas vezes, por isso perdemos quatro segundos.

“Isso colocou o Lando num conjunto de pneus médios novos, contra um conjunto de Max que estava a ser usado. Ele ficou com uma vantagem de pneus novos que, se tivessem saído das boxes com seis segundos de diferença, Norris teria provavelmente reduzido a diferença, mas penso que teríamos tido o suficiente para a gerir nas últimas voltas.

“Com o delta a ser de cerca de dois décimos de segundo. Nesse cenário, acho que Lando não teria entrado no slipstream.”

Mesmo deixando de lado a roda que não quis sair à primeira, Verstappen sentiu que ficou muito tempo em pista na primeira paragem e na segunda perdeu tempo: “Tudo precisa ser perfeito para vencer e fizemos isso bem. Ganhámos muitas corridas, mas hoje fizemos tudo mal e acabámos por nos colocar nesta posição.”

Horner discorda que a estratégia tenha sido má. “Na segunda paragem, estendemo-nos para cobrir o Norris”, explicou. “Como estávamos mais rápidos do que o Norris, fazia sentido fazer isso, porque se tivermos azar com um safety car e entrarmos mais cedo, perdemos posição na pista.

“Por isso, enquanto tínhamos o ritmo do Lando, pudemos manter e aumentar a distância, o que por vezes faz sentido do ponto de vista tático. Provavelmente teríamos ficado melhor com um pneu médio novo do que com um pneu duro novo, mas a retrospetiva é uma coisa maravilhosa porque aí é fácil.

“Mas o ritmo do carro fooi muito forte. Fizemos duas poles, ele liderou todas as voltas da corrida, exceto nove, a corrida de Sprint, e aumentou a sua vantagem no campeonato.

Nós aumentámos a nossa liderança no campeonato de construtores. Portanto, apesar de não termos conseguido a vitória, não foi totalmente desastroso”.

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canam
canam
2 dias atrás

O homem da pistola decidiu a corrida . Falhas nas boxes dão nisto, e para mais num team que costuma não falhar neste campo. O passado ano dava para tudo e eventualmente erros destes podiam ser ultrapassados. Este ano a vantagem do Red Bull anulou-se e sendo tudo muito mais apertado, estes pormenores ( uma troca de pneus em quase 7 segs nunca é um pormenor) , são bem mais decisivos. Na pista o holandês fez o seu trabalho bem, na box é que não .

LG MTB
LG MTB
Reply to  canam
2 dias atrás

Os grandes pilotos, sabem lidar com este tipo de situações e é óbvio que o Max não soube, por isso na pista o holandês não fez tudo, aliás fez tudo errado no momento mais crucial da corrida!
Max voltou a mostrar quem é Max, ou seja aquele piloto que gosta de fazer tudo o que vale e não vale aos outros e depois não gosta quando chega a hora de ser ultrapassado e inevitavelmente ser batido por um adversário.

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