F1, GP do Azerbaijão – O Destaque: Oscar Piastri

Por a 16 Setembro 2024 09:00

Foi o melhor piloto do GP do Azerbaijão. Oscar Piastri mostrou mais uma vez fibra de campeão apesar da sua tenra idade (23 anos) e de estar apenas na sua segunda época na F1. O piloto australiano foi sensacional em todos os aspetos da corrida, com muito poucos erros, apesar da forte pressão de Charles Leclerc.

A McLaren esforçou-se muito para ter do seu lado Piastri, “roubando” o jovem talento à Alpine, que demorou a apostar no campeão de F3 e F2. A McLaren abriu as portas da F1 a Piastri, que não demorou a aceitar. Seria a melhor decisão para ambos os lados. Piastri entrou numa equipa que rapidamente se tornou competitiva e capaz de lutar por vitórias e a McLaren ficou com um dos mais promissores talentos da grelha.

Em Baku, Piastri mostrou os seus pontos fortes: inteligência na gestão da corrida, agressividade na medida certa, excelente capacidade defensiva e acima de tudo, um controlo emocional a toda a prova. Não tremeu, apesar dos ataques constantes de Charles Leclerc. Manteve a cabeça fria e foi anulando todas as tentativas de um dos melhores da atualidade, numa pista onde o erro se paga caro. A sua frieza é, talvez, o seu ponto forte, num desporto onde a o fator mental é fundamental para o sucesso.

Foi duro, difícil, mas a vitória assenta-lhe que nem uma luva. Talvez Baku tenha sido a prova onde Piastri se afirmou verdadeiramente e se apresentou ao mundo. Um piloto frio, calculista, sem medo de arriscar, defendendo-se sem necessidade de manobras exageradas. Falta-lhe apenas um pouco mais de velocidade em qualificação. Mas esta é apenas a segunda época de Piastri na F1. Há ainda mais para vir.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
4 dias atrás

A regularidade do Piastri vs instabilidade do Norris, se escolherem o Norris ainda acabam com o Leclerc campeão.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
4 dias atrás

Muito difícil, quase impossível para o Leclerc, teria de tirar praticamente 10 pontos por corrida ao Max. ( 7 corridas + 3 sprint). Norris está ligeiramente melhor, 7,5 pontos, Claro que a matemática diz outra coisa, mas seria necessário que o Max tivesse duas desistências.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
4 dias atrás

Impressionante. Uma vitória conquistada de forma genial. A ultrapassagem feita ao Leclerc é simplesmente épica, e é feita por um piloto que entendeu perfeitamente a importância do momento, era “agora ou nunca”! O facto de nada ter a perder, permite-lhe ser mais agressivo do que maioria dos pilotos à sua volta, mas a verdade é que quando chega a hora da verdade, é preciso dizer presente, o Piastri fê-lo mais uma vez. Depois de chegar à liderança, o Piastri foi simplesmente monumental, a fez-me lembrar o Alonso no seu prime. Sólido, inteligente, nada de erros ou exageros sob uma pressão… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
4 dias atrás

Desde o Kimi e do Hakkinnen que não via um piloto que aliasse uma rapidez brutal a uma inteligência em corrida tão forte, logo no segundo ano de F1. Um prodígio.

917/30
4 dias atrás

Rápido, frio, inteligente, decidido e muito bem orientado por Webber, vai ser (já é) um caso sério na F1! A todos aqueles que o acusaram de deslealdade para com a Alpine olhem para os resultados de Piastri e da Alpine…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado