F1, Fernando Alonso: “Vamos ver o que ele decide”, sobre Adrian Newey na Aston Martin

Por a 3 Maio 2024 10:46

Vamos ver o que ele decide”. É o que diz Fernando Alonso relativamente à possibilidade de Adrian Newey poder rumar à Aston Martin.

Há muito que Lawrence Stroll traçou um plano para levar a sua equipa ao topo de F1. O canadiano previu cinco anos para esse processo, a equipa surgiu em 2021, aproveitando os despojos da Racing Point, estamos no quarto ano de ‘vida’ e em 76 Grandes Prémios o que Stroll tem para mostrar são nove pódios e duas melhores voltas. Um por Vettel em 2021, os outros oito conseguidos por Alonso em 2023.

Conseguir o contributo de Adrian newey seria certamente um bom ‘acelerador’ desse processo.

Fernando Alonso acredita que é um “bom sinal” o facto de a Aston Martin ser uma das equipas que tem sido apontada como um potencial destino para Adrian Newey, no meio das notícias de que o designer vai deixar a Red Bull no primeiro trimestre de 2025, com o espanhol a saudá-lo como uma “lenda do desporto”.

Foi confirmado nos dias que antecederam o Grande Prémio de Miami deste fim de semana que Newey decidiu deixar a Red Bull após quase 20 anos na equipa, período durante o qual os carros que concebeu conquistaram seis títulos de construtores e sete campeonatos de pilotos.

Embora o próximo passo do Diretor Técnico ainda não tenha sido revelado, o seu nome tem sido associado a escuderias como a Ferrari e a Aston Martin, sendo Alonso um piloto com quem Newey já sugeriu anteriormente que gostaria de ter trabalhado.

Dado o ilustre historial de Newey no desporto – tendo também concebido carros vencedores de campeonatos para a Williams e a McLaren antes de se juntar à Red Bull – Alonso está igualmente cheio de elogios ao britânico: “Bem, ele é uma lenda do desporto”, comentou o espanhol no dia da imprensa em Miami. “Antes de mais, sinto-me privilegiado por conduzir neste momento da Fórmula 1 e nos últimos 20 anos e por partilhar este desporto com o Adrian, obviamente como concorrente, e é um privilégio.”

Em termos do quanto ele gostaria de trabalhar com Newey na Aston Martin, Alonso continuou: O facto de estar ligado à Aston Martin já é um bom sinal e uma boa notícia para nós, que uma lenda do desporto e a Aston Martin estejam ligadas de alguma forma”.

“Mas também estamos muito satisfeitos com o nosso departamento técnico, e vamos ver o que ele decide e se continua a trabalhar ou não no paddock. O mais importante para nós é concentrarmo-nos nos novos regulamentos, especialmente em 2026.”

Alonso não é o único a partilhar a sua admiração por Newey, com Lewis Hamilton também a reconhecer que gostaria “muito” de trabalhar com o designer, caso este se junte a ele na Ferrari em 2025.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
14 dias atrás

O Newey é um técnico conceituado com um currículo brilhante, embora não tenha inventado nada, nem hoje há espaço para isso. Agora verem nele o salvador de várias pátrias é uma pura ilusão ou ingenuidade. Quem achar que vai salvar e por artes mágicas fazer F1s do outro mundo, certamente não sabe o que é a F1 neste século. A Red Bull é o que é, muito por ter o Vestappen lá, porque é ele que faz sempre a diferença, sendo o carro bom. Veja-se o Perez e parece que o carro não é o mesmo. Mas que a Red… Ler mais »

Last edited 14 dias atrás by Canam
nvg
nvg
Reply to  canam
14 dias atrás

Disse tudo e o seu contrário!
Newey, considerado por todos como um génio, não vai salvar nada nem ninguém, porque hoje em dia não há espaço para isso na F1. Quem achar isso, certamente não sabe o que é a F1 neste século…. Até posso concordar com este ponto, pois na F1 ninguém ganha sozinho…
No entanto, logo a seguir diz que a Red Bull é o que é, muito por ter o Verstappen lá, porque é ele que faz sempre a diferença… ahahah Queria ver o Vers na Mercedes, para ver se ganhava 20/25 corridas por ano…

Thor
Thor
Reply to  nvg
14 dias atrás

Então não ganhava?! Ganhava até a correr. Enfim…

Pity
Pity
Reply to  canam
14 dias atrás

Não se esqueça de um pormenor muito importante. Newey é o único engenheiro em actividade que viveu a outra era do efeito solo. Isso dá-lhe um conhecimento prático muito importante. Verstappen é um piloto especial, mas não é o único. Se estivesse na Mercedes teria andado tanto aos papéis como os que lá estão.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
14 dias atrás

Mas a maioria aqui é nova e não se lembra disso.

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
14 dias atrás

Mas não falta informação sobre isso. Desde 2022 que se fala que essa é a vantagem da Red Bull, a razão porque foi a única a não sofrer do purpoising, por exemplo.

2020
2020
Reply to  canam
14 dias atrás

É incrível o que se disse do Newey ao longo de anos e anos e agora que vai bater com a porta, ” já não é bem assim”!… Hipócritas.

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
14 dias atrás

Newey esteve sempre do lado do adversário. Como fan da Ferrari, vi sempre Newey do outro lado. Como fan da F1 não posso deixar de lhe tirar o chapéu. 12 carros vitoriosos. 13 se contarmos com 2024. Não entendo como lhe querem tirar o crédito agora que vai sair. Ou é porque tinha uma grande equipa por trás dele (concerteza que sim) ou porque os pilotos é que têm o mérito (também). Eu acho que ele se vai reformar. Excepto se a Ferrari lhe oferecer um desafio que não pode recusar. Achei descabidos os comentários do Ralf Schumacher, sobre a… Ler mais »

2020
2020
Reply to  galileufigarogmail-com
14 dias atrás

O que enoja, é o pedestal que lhe fizeram ao longo de décadas e agora que sai, tiram-lhe o tapete… Se fosse para Mercedes, Porsche, audi ou mesmo Aston, se calhar não vão fazer o mesmo comentário… A ver vamos.

Leandro Marques
Leandro Marques
14 dias atrás

Diz-se que ele tem dúvidas sobre ingressar na Aston porque terá dúvidas sobre as intenções de Lawrence Stroll sobre o futuro da equipa e não quer servir como “arma” de valorização da empresa antes de ela poder ser vendida. A última venda de participações minoritárias por parte de LS deixaram Newey com dúvidas sobre as reais intenções futuras. Eu acredito que LS tenha vendido parte das ações, aproveitando a boa fase de valorização econômica das equipas de F1, de forma a receber alguns fundos dado o investimento que tem feito. Mas percebo, caso seja verdade, a dúvida de Newey. Todo… Ler mais »

FormulaTwo+1
Reply to  Leandro Marques
14 dias atrás

A sua análise traz uma perspetiva muito interessante deste assunto!

FormulaTwo+1
14 dias atrás

Não há campeões com carros que não sejam de topo. Isso é inegável. E Newey é de há muito o Sr. Engenheiro. Os outros são muito bons, mas ele é excecional. E portanto é uma contratação mesmo muito valiosa para quem o conseguir apanhar! Veremos a quem caberá essa sorte!

4RcNg
4RcNg
14 dias atrás

Newey é, possivelmente, junto com Colin Chapman, o duo mais importante de projecto na F1.
Um com os conhecimentos profundos de aeronáutica, o outro como grande mago do efeito de solo, e por vir de outra época da F1. Lembram-se o incómodo que a RBR demonstrou quando um dos carros da equipa foi levantado por uma grua no GP do Mónaco, mostrando todo o fundo do carro, que de facto era muito elaborado.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado