F1: Alterações ao regulamento dos motores estão fora de questão, diz Toto Wolff

Por a 18 Junho 2024 13:49

Toto Wolff afirmou que alterações aos regulamentos da unidade motriz da Fórmula 1 para 2026 estão fora de questão, apesar das sugestões do responsável de monolugares da FIA, Nikolas Tombazis. 

Há a abertura da FIA para equipas e fornecedores de motores para 2026 serem ouvidos quanto a possíveis alterações aos regulamentos anunciados anteriormente, mas o diretor-executivo e chefe de equipa da Mercedes sublinha que estes estão ‘fechados’ e não quer colocar em hipóteses modificações nesta altura para os seis fabricantes de motores, Mercedes, Ferrari, Renault, Honda, Audi e Red Bull. 

Tombazis indicou que qualquer decisão de alterar os regulamentos não poderia ser tomada unilateralmente e exigiria um espírito de colaboração entre os fabricantes, tendo expressado a sua confiança de que os fornecedores de motores cooperariam se fossem necessários pequenos ajustes. No entanto, Wolff esclareceu que as regras, que já foram anunciadas há algum tempo, devem permanecer inalteradas. 

O responsável da Mercedes acredita que os regulamentos quanto aos motores estão fechados, descartando a possibilidade de mais alterações antes da sua implementação. “Os regulamentos foram decididos no que respeita à unidade motriz, penso que isso é bastante claro”, disse Wolff, acrescentando que “no que respeita à unidade motriz, é um tema fechado. Há equipas que sentem que estão em desvantagem, e há outras equipas, que sentirão que fizeram um bom trabalho. É o tipo normal de luta contra os regulamentos.”

No entanto, Toto Wolff concorda com as equipas e os pilotos de que expressam preocupações significativas relativamente aos regulamento para o chassi recentemente revelado pela FIA para a época de 2026. “Do lado do chassis, a FIA e as equipas concordam que temos de otimizar os regulamentos porque o desempenho do carro não é suficientemente bom nesta fase. Dito isto, tenho a certeza que podemos alcançar. Há ajustes que são possíveis, que precisamos de fazer, mas do lado do motor, o processo está demasiado avançado”, concluiu.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

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3 Comentários
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Phil1971
Phil1971
8 dias atrás

E se a Mercedes falhar. Mantém a mesma posição? Ou será que a seguir muda de discurso? Nesta fase acho que seria mais prudente estar calado relativamente a este tipo de matérias, e isto aplica-se a outros directores.

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
7 dias atrás

Mantém. Tal como ele diz, o processo já está muito adiantado. Se fossem alterar agora, não só a Mercedes, mas todos os outros construtores iriam protestar. Não se esqueça que as alterações foram a pedido da Audi (e da Porsche, que desistiu) e que foram essas alterações a fazerem com que a Honda recuasse da decisão de deixar a F1.
Outra coisa é o regulamento do chassi, no qual as equipas só poderão começar a trabalhar a partir de janeiro, portanto, ainda podem ser feitas alterações.

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  Phil1971
6 dias atrás

Dirá aquilo que lhe for mais conveniente na altura, como é óbvio.
“F1 é um negócio com dois dias de desporto” por Sir Frank.

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