ESTUDO FIABILIDADE

Mais um estudo de fiabilidade dos automóveis . Desta vez realizado por várias associações de defesa do consumidor .

Por Murray Walker a Sexta feira, 4 de janeiro de 2008 15:03


Entre Março e Abril de 2007 várias associações de defesa do consumidor efectuaram um inquérito sobra a fiabilidade dos automóveis . Participaram neste estudo 18 mil condutores originários de Espanha, Portugal, França, Itália e Bélgica . O objectivo do estudo era tentar perceber qual as marcas e modelos mais fiáveis .

As conclusões não diferem em muito de outros estudos efectuados sobre esta matéria .

As marcas mais fiáveis continuam a ser compostas pelo habitual trio japonês (Mazda,Toyota e Honda) ao qual neste estudo se junta outra marca nipónica, a Suzuki .

Em quinto lugar aparece a BMW, que ganha o titulo da melhor construtor europeu, seguido de perto pela Smart e pelos suecos da Saab e Volvo .

Nota negativa para as marcas norte americanas Chrysler e Jeep, que pontificam na cauda do pelotão .

De salientar ainda e com alguma surpresa, a colocação na segunda metade da tabela de algumas marcas alemãs que gozam de enorme prestigio entre nós .

Em termos de modelos, coube ao Toyota Prius, arrebatar o prémio para o automóvel mais fiável .

Aqui vos deixo os resultados das marcas mais fiáveis:

1º Mazda / 2º Toyota / 3º Honda / 4º Suzuki / 5º BMW / 6º Smart / 7º Saab / 8º Volvo / 9º Nissan / 10º Ford / 11º Hyundai / 12º Kia / 13º Skoda / 14º Citroen / 15º Audi / 16º Chevrolet-Daewoo / 17º Mercedes / 18º Rover / 19º Volkswagen / 20º Mitsubishi / 21º Opel / 22º Peugeot / 23º Alfa Romeo / 24º Seat / 25º Fiat / 26º Land Rover / 27º Lancia / 28º Renault / 29º Chrysler / 30º Jeep
Fonte: DECO PROTESTE

Comentários

Sem surpresas
por nunoloule
2 pontos 14:46 | Sábado, 5 de janeiro de 2008
Mazda, Toyota e Honda são os construtores habituais no pódio de qualquer análise de qualidade.
Re: ESTUDO FIABILIDADE
por diniz
2 pontos 22:14 | Domingo, 20 de janeiro de 2008
mau lugar p a mitsubishi; de resto nd d novo
Fiabilidade
por Parruda
2 pontos 15:22 | Terça feira, 22 de janeiro de 2008
Trabalho no ramo, daí k s calhar a minha opinião não seja a mais isenta, mas falo-vos pela minha experiência, mão me espanta nada estes resultados, pois de facto os Japoneses tem tendencia a serem fiaveis, tal como não me espanta nada ver a Suzuki tão bem colocada, pois é uma marca k apesar de não ter muita expressividade de vendas, tem uma fiabilidade acima da média...Quanto aos alemães, em especial ao grupo VAG, tambem não fico admirados, pois lá k são bons carros, isso são, mas infelismente os modelos dos ultimos 10 anos para cá tem de facto apresentado algumas, bastantes e frequentes falhas, que não eram habituais neste grupo com tantos pregaminhos nesta area, a da fiabilidade. Saudações Açoreanas...
Re: ESTUDO FIABILIDADE
por Metralha
2 pontos 17:38 | Segunda feira, 3 de março de 2008
Venha o mais pintado dizer isto ou aquilo sobre este carro ou sobre aquele! Eu já tive os mais diversos carros, desde franceses, alemães, japoneses e por aí fora e meus amigos, uma coisa eu posso dizer: é tudo a mesma coisa. Os processos de fabrico são idênticos, os controlos de qualidade são os mesmos, tudo se resume a um pormenor: É UMA QUESTÃO DE SIMPATIA POR ESTE OU POR AQUELE MODELO. No entanto, não deixa de ser verdade que alguns carros dão mais problemas que outros. Se calhar tem mais a ver com o mau serviço que alguns representantes prestam aos clientes. Digo isto, pois a mim aconteceu-me uma muito gira, porque não teve consequências graves. Então foi assim: levei o carro a uma garagem para me trocarem o selector de mudanças da caixa de velocidades. Na volta, fui levantar o carro e verifico que Eem piso normal, o mesmo vibrava que se fartava. Qual não foi o meu espanto quando verifico que ao montarem um dos apoios da caixa, o tinham montado ao contrário!Em lugar de absorver a vibração, transmitia-a na integra ao habitáculo. Agora, imagino o que acontece quando são feitas cavaladas deste quilate, mas noutras partes da mecânica, onde provavelmente só se nota quando o material parte!. Aqui sim, este é a meu ver o busilís da questão. Por que meus senhores, já vi muitos estudos da DECO, da qual sou associado, que deixam muito a desejar! Eu já tive toyota corolla, datsun/nissan 1200, citroen Xsara e AX 11 TRD, peugeot 309, renault clio e R9 Turbo, Vw carocha e passat, seat ibisa, leon e toledo e ford focus. Neste momento, e há seis anos a esta parte, só seat, e estou mutíssimo satisfeito não só com a qualidade do material como com a assistência. É por isso meus amigos, que as sondagens e os estudos valem o que valem e a importância que se lhes dá. No meio disto tudo há muitos lobbies e interesses que não tem outra função senão definir as tendências de mercado, os chamados FAZEDORES DE OPINIÃO. E MAINADA
Re: ESTUDO FIABILIDADE
por Anónimo
1 ponto 18:38 | Sexta feira, 4 de janeiro de 2008
Mazda em primeiro... isso deve ser para rir .
O Asrerix nunca existiu
por Jack Red
1 ponto 16:08 | Segunda feira, 7 de janeiro de 2008
Boa Tarde Tenho assistido aqui no forum algumas discussoes sobre carros Franceses, Alemaes e Japoneses, está aí mais uma prova que os Franceses valem pouco mais que nada.
top +
por ttpro
1 ponto 10:57 | Sábado, 12 de janeiro de 2008
mercedes, vw e mitsubishi muito mal classificados não acham. Os ultimos modelos destas marcas tem afundado a reputação destas marca. Nunca tive um mazda, mas comcordo pois quem tem só fala bem deles. Os japoneses em fiabilidade estão sem duvida um passo á frente e a seguir para mim são os coreanos. Mas os olhos tb comem e nesse sentido os alemães são os mais bonitos. Top + carros sem problemas (meter gasosa e andar) 1º Mazda 6 2º Passat 3º Corola 4º Civic
ESTUDO FIABILIDADE
por lisboa10
1 ponto 15:58 | Segunda feira, 3 de março de 2008
Eu li este estudo, e o que mais me deixou admirado, foi o facto de determinadas marcas partilharem os mesmos meios de construção, e de pertencerem ao mesmo grupo construtor, mas estarem tão afastadas umas das outras. EX: A Skoda pertence ao grupo VW, partilha as mesmas plataformas de construção e de tecnologia; mas esta está no 13º, enquanto a casa mãe está em 19º. E o mesmo se pode dizer da Audi no 15º. Outro exemplo que me deixa perplexo, é a atribuição dos lugares ao grupo PSA. A Citroen está em 14º e a Peugeot em 22º. A estetica é claramente diferente (julgo que a Citroen já começa a ganha no design), mas a mecanica é 85% a 90% igual, talvez sejam os 10% que façam a diferença. Outra constatação que fiz, é a má posição dos carros italianos e (os puros) americanos. Lá bonitos são, até muito confortaveis, mas a fiabilidade, julgo ser o calcanhar de Aquiles de todas as marcas italianas e americanas.
FAQ. Como funciona a comunidade no Autosport
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para autosport@autosport.pt, seremos tăo breves quanto possível a responder.

Autosport

Qual a sua especialidade preferida nos desportos motorizados?