BMW X1 SDRIVE 20D: Carrinha com manias de SUV

X é a letra que introduz a mais completa gama de SUV´s de uma marca - e o novo X1 pretende ser a porta de entrada nesse universo de carros que convidam à evasão, sem descurarem a mundana vida de cidade, com algumas 'tiradas' de estrada.

Por JLA a Terça feira, 26 de janeiro de 2010 14:02

Consciente que as ambições do X1 não podiam ficar confinadas a esse mercado, a BMW preparou uma oferta completa e diversificada, capaz de colocar o X1 em vários 'cabazes' de compra. Neste caso, a versão sDrive 20d (de tracção traseira, caixa manual de seis velocidades e motor de quatro cilindros Diesel de 177 cv), o objectivo é claro - competir com as carrinhas do segmento médio alto - como a Série 3 Touring ou Audi A4 Avant, e ao mesmo tempo piscar o olho a potenciais clientes de modelos como o VW Touran, Volvo XC60, Ford Kuga e por aí fora. Resta saber se o BMW X1 consegue contentar uma audiência tão diversificada e generalista com uma proposta aparentemente 'especializada'.

Confortável e eficaz

Com 1,55 metros de altura, e uma distância ao solo de 1,94 metros, o X1 tem um habitáculo em que quatro adultos podem viajar confortavelmente Uma distância ao tecto maior do que a de um normal carro de turismo, que contribui para criar uma sensação de maior espaço. As múltiplas regulações permitem-nos encontrar a melhor posição de condução, que se distingue do mundo dos SUV por ser mais rebaixada . Os bancos são cómodos e com bom apoio, a destoar apenas alguns materiais menos dignos dos padrões de BMW, bem como alguns detalhes de montagem que traem os pergaminhos de robustez da marca.

BMW X1 SDRIVE 20D: Carrinha com manias de SUV

A capacidade da bagageira cifra-se nos 420 litros que podem ser estendidos até aos 1350 litros com os bancos rebatidos. O conforto a bordo é penalizado pelas vibrações e ruído do quatro cilindros em linha, que compensa esse 'som de esforço' com uma resposta competente em todas as faixas de regime. Mas mais do que as prestações - que não são de cortar a respiração - onde este X1 20d se impõe é na economia de utilização. Com a média de ensaio a situar-se nos seis litros é possível garantir uma autonomia de 1000 km.

Mil quilómetros em que é possível desfrutar de um excelente nível de conforto dinâmico, com um rolamento suave e eficaz e uma direcção que é o paradigma da precisão. Não tendo a tracção integral, esta versão tem uma maior distância ao solo do que os automóveis de turismo, que autoriza algumas escapadelas em todo-o-terreno, desde que 'light', claro.

Rui Pelejão

Preço: € 41 700
Motor Quatro cilindros, 1995 cm3, Diesel; Potência 177 cv/ 4000 rpm ; Binário 350 Nm/ 1750 rpm Transmissão Traseira, caixa manual de 6 vel.;
Peso 1490 kg; Mala 420/1350 l; Depósito  61 litros; Velocidade Máx.  205 km/h;  Aceleração 0-100 km/h 8,1 s Consumo Médio  5,3 litros; Emissões C02  139 g/km; Consumo médio AutoSport  6,1 l/100 km; Autonomia Autosport 1000 km

Comentários

Re: BMW X1 SDRIVE 20D: Carrinha com manias de SUV
por Ferris_Bueller
1 ponto 23:46 | Sexta feira, 29 de janeiro de 2010
Carrinha arregaçada ou jipe da treta? Não sei, mas 4x4 por este preço teria que ser um durão , com ares de besta, mesmo que usado. Defender, Patrol, Mercedes G, Land Cruiser, Wrangler, e Pajero estariam na minha lista. Os SUV são muito caros para levar para a terra.
Re: BMW X1 SDRIVE 20D: Carrinha com manias de SUV
por ELgordo
1 ponto 10:38 | Quarta feira, 10 de fevereiro de 2010
Um bom carro para as "Marias" estacionarem em cima dos passeios sem darem cabo das jantes. Pena só que em Portugal não se fassam reportagens tipo TOP GEAR apresentam os carros e se não gostarem dizem logo o que têm a dizer.
X1
por voliver
1 ponto 13:50 | Sexta feira, 12 de fevereiro de 2010
Acho melhor a bmw começar a pensar em fazer o X 0,5 para que haja algum que se possa comprar, já que vieram do X5 para trás e o preço quase que se mantém.
Re: BMW X1 SDRIVE 20D: Carrinha com manias de SUV
por voliver
1 ponto 15:57 | Domingo, 28 de fevereiro de 2010
POR FAVOR, TANTAS NOVIDADES E CONTINUA AQUI ESTA PORCARIA?
FAQ. Como funciona a comunidade no Autosport
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para autosport@autosport.pt, seremos tăo breves quanto possível a responder.

Autosport

Qual a sua especialidade preferida nos desportos motorizados?