COM NOVOS PNEUS P7 PARA O GTO, A PIRELLI EQUIPA AGORA TODOS OS SUPERCARROS FERRARI

Por a 8 Outubro 2024 09:30

A Pirelli acaba de completar a sua gama de pneus para supercarros Ferrari com o lançamento do novo Cinturato P7, desenhado especialmente para o icónico Ferrari GTO. Este pneu estreou-se na estrada em outubro, durante o GTO Legacy Tour 2024, reforçando a oferta de pneus feitos à medida para a Ferrari. Esta gama inclui também os pneus P Zero desenvolvidos recentemente para o Ferrari Enzo, bem como pneus já disponíveis para outros supercarros de renome: o F40, F50, LaFerrari e LaFerrari Aperta.

APRESENTAMOS O CINTURATO P7 PARA O FERRARI GTO

O Ferrari GTO, pioneiro na família de supercarros da Ferrari, celebra este ano o seu 40.º aniversário. Para assinalar esta data especial, a Ferrari organizou uma excursão exclusiva para os proprietários de Ferraris GTO, ao longo das deslumbrantes Montanhas Dolomitas até à casa-mãe em Maranello. Foi precisamente nesta viagem que o Cinturato P7 da gama Pirelli Collezione fez a sua estreia em estrada. A Pirelli Collezione é uma linha de pneus desenhada para automóveis clássicos e modernos, combinando o visual vintage com a tecnologia de ponta. Criado inicialmente para o Campeonato Mundial de Ralis de 1974, o Cinturato P7 foi lançado como pneu de estrada em 1976, tornando-se o primeiro pneu de perfil ultrabaixo. Esta inovação resultou numa melhor aderência em curva graças à altura reduzida do flanco em relação à largura da banda de rodagem. Para o Ferrari GTO, o pneu regressa ao tamanho original (225/50 R16 na frente e 265/50 R16 na traseira), combinando o design clássico com materiais e tecnologia modernos, como é característico de todos os pneus da gama Collezione.

PNEUS P ZERO PARA O FERRARI F40, F50 E ENZO

A colaboração da Pirelli com a Ferrari continuou em 1987 com o lançamento do Ferrari F40, que deu continuidade à tradição do GTO e foi o primeiro carro de produção a sair da fábrica com os icónicos pneus P Zero da Pirelli. Este pneu inovador introduziu uma medida de jante revolucionária de 17 polegadas, inédita até então em carros de estrada, além de incorporar tecnologias avançadas que permitiram ao F40 ultrapassar os 300 km/h. Atualmente, a gama Pirelli Collezione inclui um P Zero específico para o F40, com medidas de 245/40 R17 para o eixo frontal e 335/35 R17 para o eixo traseiro.

Para o seu sucessor, o Ferrari F50, apresentado no Salão de Genebra em 1995, a Pirelli desenvolveu pneus personalizados com base no P Zero Corsa System, com dimensões de 245/35 R18 à frente e 335/30 R18 na traseira. Este pneu, lançado no início dos anos 2000, foi o mais desportivo da gama de estrada, com uma estrutura que proporcionava níveis máximos de estabilidade a alta velocidade e em curva, tornando-o adequado também para uso em pista.

Mais recentemente, a Pirelli introduziu um novo pneu P Zero Corsa System para o Ferrari Enzo na gama Collezione, com medidas de 245/35 R19 para o eixo frontal e 345/35 R19 para o eixo traseiro. Desenvolvido em estreita colaboração com os pilotos de testes da Ferrari, este pneu mantém a experiência de condução desportiva do modelo original, mas com melhorias significativas em termos de segurança e fiabilidade, graças às mais recentes inovações dos compostos de pneus.

DOS CLÁSSICOS AOS MODERNOS

A Pirelli tem sido uma presença constante ao longo da evolução dos supercarros da Ferrari, desde o clássico GTO até aos modelos mais modernos. Esta tradição continua com o LaFerrari de 2013 e o LaFerrari Aperta de 2016, ambos equipados de origem com os pneus P Zero Corsa Asimmetrico 2 da Pirelli – um produto de ultra-alto desempenho dentro da gama P Zero. O nome P Zero tornou-se sinónimo dos carros mais prestigiados e desportivos dos últimos 40 anos, bem como de excelência no desporto automóvel. A transferência de tecnologias da Pirelli começa no laboratório ao ar livre que é a Fórmula 1, onde as inovações desenvolvidas em pista são aplicadas aos pneus de estrada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado