A super especial da Figueira da Foz no Rali de Portugal 1997

Para quem lá esteve, os primeiros seis minutos do vídeo abaixo hão de permanecer na memória de quem o viveu por muitos e bons anos. A primeira especial do Rali de Portugal de 1997, disputada na Figueira da Foz, teve a acompanhá-la uma moldura humana verdadeiramente impressionante, numa especial que hoje em dia era absolutamente impensável realizar-se naqueles moldes.

Por JLA a Quinta feira, 3 de novembro de 2011 15:18

A emoção de quem seguiu o troço ao vivo foi inigualável, mas a verdade é que a inconsciência de quem estava colocado à beira da estrada foi enorme. São famosas as palavras de Luís Moya, navegador de Carlos Sainz, que dentro do Ford Escort WRC não se coibiu de dizer o que lhe ia na alma: "Nunca vi nada assim na minha vida 'coño', animales..." ou mesmo Colin McRae "Inacreditável!" Ou Nick Grist: "Isto é de doidos... " Realmente, visto de dentro dos carros o "filme" era ainda mais dramático, e ironicamente no fim a organização anulou uma especial que nunca teve condições sequer para ter começado.

O facto de ter estado prevista uma extensão maior para o troço, que se viu amputado de mais de metade, acabou por agrupar ainda mais as pessoas, exponenciado o perigo. Compreende-se a dificuldade de anular a especial, e felizmente as recordações desse dia são todas boas. Pode dizer-se que é pena, mas nunca mais se viverá nada assim no WRC.

Comentários

Re: A super especial da Figueira da Foz no Rali de Portugal 1997
por LCSA
2 pontos 20:36 | Quinta feira, 3 de novembro de 2011
Nos comentários a este post, li coisas assim: "Se um carro entrasse, entrou... ninguém estava lá por obrigação" "houve casos identicos no Monte Carlo" "Prefiro este público, a ir ao Algarve, ver troços aborrecidos" "Acontecia o mesmo que poderia acontecer noutra prova do mundial nessa altura" "agora só se acertar nos VIP...são os únicos que vêm os carros!" Depois de ler isto, ainda alguém se admira deste país estar como está? Sinceramente não sei se esta gente é mesmo profundamente estúpida, ou só gosta de ser parva.
Re: A super especial da Figueira da Foz no Rali de Portugal 1997
por Wildcat
2 pontos 20:44 | Quinta feira, 3 de novembro de 2011
Ora aqui está um belo serão a rever as 2 partes do 1º vídeo.
Re: A super especial da Figueira da Foz no Rali de Portugal 1997
por Aero
1 ponto 15:41 | Quinta feira, 3 de novembro de 2011
Quem hoje em dia disser que o Rali no Algarve já não é a mesma coisa, que não há "o espírito", etc, que imagine o que era um piloto despistar-se e entrar pela multidão adentro nestas especiais de 1997...
Re: A super especial da Figueira da Foz no Rali de Portugal 1997
por buck_port
1 ponto 22:49 | Quinta feira, 3 de novembro de 2011
Especial muito marcante para mim. Primeira vez que vi o Rali de PT ao vivo e que tive oportunidade de ver o grande Colin McRae. Na altura os ralis eram sempre durante a semana e como em casa não era permitido faltar às aulas... Não havia rali para ninguém. Esta oportunidade em 97 da Figueira da Foz foi excelente. Além de ter visto o McRae, o que mais me impressionou foi a quantidade de gente. Um verdadeiro mar, mesmo para sair a pé levou muito tempo.
FAQ. Como funciona a comunidade no Autosport
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para autosport@autosport.pt, seremos tăo breves quanto possível a responder.

Autosport

Qual a sua especialidade preferida nos desportos motorizados?